CENTRO DE EXPOSIÇÕES VIRTUAIS ABRE AO PÚBLICO COM EXPOSIÇÃO INÉDITA

Voltar

CENTRO DE EXPOSIÇÕES VIRTUAIS ABRE AO PÚBLICO COM EXPOSIÇÃO INÉDITA
No dia de abertura a exposição contou com visitantes de 3 continentes diferentes

Esta sala de exposições temporárias, que existe exclusivamente no mundo digital, apresenta periódica e tematicamente novas exposições que colocam em diálogo acervos de diferentes museus da Região Centro, colocando em evidência as suas peças e as suas histórias, com o objetivo de ajudar a descobrir e compreender um dado fenómeno cultural ou social.
O CENTRO de Exposições Virtuais pretende afirmar-se como uma porta de entrada para o espaço físico. Associado a cada exposição existirá um projeto de mediação cultural, para diferentes públicos, que lançará desafios online para serem realizados em casa, nas escolas e, sobretudo, nos museus.
Estimular o trabalho em rede, consistente e contínuo, entre os vários museus da região centro, independentemente da sua dimensão ou tutela, estimular a salvaguarda e preservação do património cultural através da digitalização, estimular a divulgação do património cultural e promover as instituições museológicas da nossa região, são os objetivos estratégicos deste projeto lançado pela Direção Regional de Cultura do Centro. O CENTRO de Exposições Virtuais será, desta forma, uma importante ferramenta de capacitação das equipas e catalisador de boas práticas que conduzam ao objetivo traçado pela DRCC para 2030, no que aos museus da Região Centro diz respeito, a credenciação de cerca de 80% dos nossos museus e a consequente adesão à Rede Portuguesa de Museus.
Descubra este espaço em centrodeexposicoesvirtuais.pt

Périplos do Mediterrâneo, uma viagem às correntes da nossa cultura, é a exposição de abertura deste espaço.
Integrada na programação do Dia do Mediterrâneo, esta exposição procura, através do diálogo entre diferentes acervos, evidenciar algumas singularidades da nossa herança mediterrânica. “Périplos do Mediterrâneo” está dividida em cinco salas temáticas onde, através da apresentação dos objetos de cada museu, cada sala conta uma pequena história sobre a origem da cultura mediterrânica.
Para a produção desta exposição foram digitalizadas peças do acervo do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, do Museu José Malhoa, do Museu Nacional de Machado de Castro, do Museu Monográfico de Conímbriga e da Villa Romana do Rabaçal, num total de 400 horas de trabalho.
Os desafios do projeto de mediação cultural desta exposição começarão a ser lançados nas próximas semanas, sendo atualizados durante seis meses.

Data:

Local:

Publicação: 02-12-2021

Partilhar

Notícias e Eventos

Em Destaque