Museu José Malhoa

 

Primeiro edifício a ser projetado para fins museológicos em Portugal, o Museu José Malhoa apresenta coleções de pintura, escultura e cerâmica, dos séculos XIX e XX. A instituição também exibe o maior núcleo reunido de obras de José Malhoa, artista caldense que, por meio de suas obras naturalistas, leva os visitantes do Museu José Malhoa a um encontro com figuras populares (e singulares) de Portugal.

Além das obras do artista que lhe dá nome, a coleção do Museu José Malhoa inclui trabalhos de Maria Helena Vieira da Silva, Columbano, Rafael Bordalo Pinheiro, Delfim Maya e muitos outros artistas. A este acervo da exposição de longa duração, somam-se várias iniciativas expositivas que conectam o Museu José Malhoa a temáticas e artistas atuais, por meio de suas exposições temporárias.

Classificado como imóvel de interesse público desde 2002, o Museu José Malhoa possui salas de impressionantes dimensões, com iluminação natural, cujo primeiro projeto arquitetónico data de 1940, realizado pelos arquitetos Paulino Montês e Eugênio Correia. Desde a sua construção, o Museu José Malhoa já passou por requalificações e ampliações, mantendo seu caráter singular e único – que, certamente, surpreende e encanta a todos os visitantes.

A coleção transborda os limites do edifício e, também, inclui uma exposição de esculturas no Parque D. Carlos I, onde se situa o Museu José Malhoa. Entre as árvores e jardins do Parque, os visitantes podem conhecer trabalhos de vários artistas e gerações, como Leopoldo de Almeida, Leonor de Albuquerque Bettencourt e João Fragoso.

O Museu José Malhoa, de maneira a dinamizar suas coleções e exposições temporárias, realiza as mais diversas atividades culturais, como visitas orientadas, concertos, palestras, sessões de cinema e muitas outras ações. A instituição também possui uma Biblioteca, com mais de cinco mil volumes, especializada em temas voltados à arte e à cultura portuguesa.

Para começar sua visita, realize um percurso virtual que foi concebido por alunos e professores da Escola Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, em nossa Visita Virtual.

Visite-nos e conheça às nossas atividades e coleções!

 

 

 

CONTATOS

 

Morada: Parque D. Carlos I, 2500-109 Caldas da Rainha

T. (+ 351) 262 831 984

mjosemalhoa@drcc.gov.pt

 

HORÁRIOS

De 1 de Abril a 30 de setembro:

Terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00

 

De 1 de Outubro a 31 de Março:

Terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

 

Nota: Última entrada 30 minutos antes do encerramento

 

Encerra:

Segunda-feira, 01 de janeiro, Domingo de Páscoa, 01 de maio, 15 de maio e 25 de dezembro.


Horário dos serviços técnicos:

Segunda-feira a Sexta-feira: 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30,

Exceto dias feriado.

 Informações:

Tempo médio de visita: 1 hora.

 

 

 

ACESSIBILIDADES

Acessibilidade total a portadores de mobilidade reduzida, com instalações sanitárias adaptadas

Roteiro em Braille

Audioguias em Português e Inglês

 

COMO CHEGAR

De Lisboa - Pela Auto-estrada nº8 (A8) com saída em Caldas da Rainha

Do Porto - A25,  A17 e A8

Rodoviária do Oeste

Rede Expresso

Transporte Ferroviário:

CP - Comboios de Portugal