Voltar

Considerando as especificidades do cenário 2022, o Museu José Malhoa e o Museu da Cerâmica apresentam ao público as primeiras propostas no eixo de ação “Educação e Integração com Públicos”.

A partir de fevereiro, estes espaços passam a oferecer a educadores e demais visitantes um novo conjunto de atividades: o Projeto Educativo 2022. Este projeto educativo, além de atualizar os serviços educativos que as instituições já realizam, também passa a incluir ações educativas e de programação que visam abarcar as noções de Comunidades, Territórios e Arte – termos que serão as palavras chave para as atividades a serem propostas.

As atividades – que terão contínua avaliação e atualização, visando a melhoria e a diversificação da oferta de serviços – partem do pressuposto de que os museus são espaços reflexivos para os seus mais diferentes públicos. O Projeto Educativo 2022 constitui-se, no Museu José Malhoa e no Museu da Cerâmica, como elemento fundamental das atividades museológicas, incluindo as atividades educativas, de pesquisa e extensão vinculadas aos acervos, edifícios e entorno das instituições.

As ações são estruturadas a partir da ideia de mediação cultural, promovendo processos de interação entre públicos e guias-mediadores, nos quais os conhecimentos prévios, bem como as experiências individuais dos visitantes são valorizadas. Em consonância com as noções de Comunidades, Territórios e Arte, as propostas irão centrar-se em atividades que evidenciem as possibilidades de cada instituição em termos educativos, inspirando-se em bem-sucedidas atividades já realizadas em cada museu e, ao mesmo tempo, propondo novos caminhos para um maior contacto com os públicos, considerando também atividades acessíveis, que permitam a inclusão de uma gama ainda maior de participantes.

Destaca-se, ainda, que o Projeto Educativo 2022 prevê a inclusão de novas formas de colaboração institucional, bem como de parcerias com entidades de ensino e professores, os quais estão convidados a conhecerem, on-line, o menu de atividades propostas para esta primeira temporada. Os interessados poderão, via e-mail, realizar agendamentos e esclarecer dúvidas: mjosemalhoa@drcc.gov.pt (para o Museu José Malhoa) e mceramica@drcc.gov.pt (para o Museu da Cerâmica). Conheçam, aproximem-se e participem!

Data:

Local: Museu José Malhoa e Museu da Cerâmica | Caldas da Rainha

Publicação: 29-03-2022

Partilhar