Produção e Transformação do Linho de Várzea de Calde no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial

Voltar

Inscrição da Produção e Transformação do Linho de Várzea de Calde no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial


O anúncio de inscrição do Produção e Transformação do Linho de Várzea de Calde no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial foi publicado no Diário da República n.º 25/2023, de 3 de fevereiro .   

 

A produção e transformação do linho de Várzea de Calde é uma arte tradicional, que caracteriza a aldeia de Várzea de Calde, freguesia de Calde, do concelho de Viseu. É uma atividade elaborada artesanalmente, usando técnicas ancestrais desde a sementeira à tecelagem. As fases evoluíram no campo e na ribeira, ou seja; preparar os terrenos/ semear, regar, mondar, arrancar, ripar e curtir, são feitos em comunidade, por homens e mulheres numa relação de entreajuda. Sendo que, as fases seguintes de preparação das fibras para utilização têxtil, como; maçar, tascar, sedar, fiar, ensarilhar, branquear, dobar, urdir e tecer, são atividades exclusivamente femininas, as quais se desenvolvem igualmente em grupo. Nas diversas fases do ciclo do linho, as quais se desenvolvem ao longo de todo o ano, foram preservadas todas as técnicas, assim como todo o saber-fazer transmitido de geração em geração, de forma oral, pela observação e mediante a prática. Sempre fiéis à tradição, a comunidade de Várzea de Calde, também soube preservar e transmitir o cancioneiro associado a esta manifestação artesanal, o que também é amplamente divulgado através do Grupo Etnográfico de Várzea de Calde.

Data:

Local: Várzea de Calde (Viseu)

Publicação: 08-02-2023

Partilhar

Notícias e Eventos

Em Destaque