Academia Plano Nacional das Artes

Voltar

Academia Plano Nacional das Artes
Plano Nacional das Artes celebra primeiro aniversário com anúncio da criação de uma academia de formação

No dia 18 de junho de 2020 assinalou-se um ano da apresentação pública do Plano Nacional das Artes (PNA), um compromisso das áreas governativas da Cultura e da Educação. O PNA contou com o envolvimento de mais de 60 artistas e associações culturais, que integraram residências artísticas nas escolas, que preparam ações de formação destinadas a professores e mediadores culturais, e que estão a desenvolver recursos educativos digitais.

Neste primeiro ano de PNA foi possível, através do programa Indisciplinar a Escola, chegar a mais de 20 mil alunos, 400 professores, de 65 agrupamentos, em 16 distritos e nas regiões autónomas, envolvendo 49 municípios. No âmbito deste programa, concretamente através da implementação da medida Projeto Cultural de Escola, foram desenvolvidos e trabalhados temas como Transumância, “O Outro que era eu”, Quebrar os muros da Escola, A Escola também é um Museu? Ou, Património e Cidadania, Urbanidade X Interioridade, A Escola invade a Comunidade, entre outros.

Na comemoração do seu primeiro aniversário o PNA apresenta a ACADEMIA PNA uma iniciativa concebida por artistas e especialistas. A academia abre com um conjunto de 10 ações de formação acreditadas, em formato digital e presencial, e destina-se a docentes, educadores, artistas e mediadores culturais e compreende conteúdo interdisciplinar, cruzando cultura, arte e património com as diferentes áreas científicas curriculares – estas ações de formação decorrerão em parceria e colaboração com os Centros de Formação de Associação de Escolas, existentes em todo o país.

O PNA é uma estrutura de missão, criada pelos Ministérios da Cultura e da Educação para um horizonte temporal de 10 anos, com o objetivo de promover e aproximar a cultura, as artes e o património dos cidadãos, especialmente crianças e jovens. Articula o seu trabalho com a Comissão Científica de Acompanhamento que integra o Plano Nacional de Leitura, o Plano Nacional de Cinema, o Programa de Educação Estética e Artística, a Rede de Bibliotecas Escolares e a Rede Portuguesa de Museus.

Conheça o site do PNA e acompanhe todas as novidades no Facebook e Instagram

Data:

Local: Portugal

Publicação: 19-06-2020

Partilhar

Notícias e Eventos

Em Destaque