Lançamento do Livro Cacia e as Suas Tradições

Voltar

Novo projeto editorial dá a conhecer usos e costumes de Cacia

O Grupo Folclórico da Casa do Povo de Cacia deu a conhecer o livro “Cacia e as suas tradições”, projeto editorial que visa contribuir para a divulgação e salvaguarda dos usos e costumes do povo de Cacia, assim como para o conhecimento e salvaguarda da sua identidade cultural, fator proeminente para o fortalecimento da sociedade e do tecido cultural.

O lançamento do livro decorreu no dia 4 de setembro 2021 nas instalações da Junta de Freguesia de Cacia, Município de Aveiro.

O livro “Cacia e as suas tradições”  conta com o apoio da Direção Regional de Cultura do Centro através de candidatura submetida ao Programa de Apoio à Ação Cultural – PAAC+.

O Grupo Folclórico de Cacia foi fundado em 1978, com o intuito de fazer reviver e preservar as Tradições Culturais de toda a Região do Baixo Vouga. Zona Vareira. Membro da Federação do Folclore Português tem participado em Festivais de Folclore de Norte a Sul do nosso País, de carácter nacional e internacional, assim como em França e Espanha. Trata-se de um embaixador cultural que apresenta nas suas representações etnofolclóricas viras, canas verdes e modinhas de roda que eram dançadas nos serões que se faziam em Cacia, a caminho das romarias da região, no final dos trabalhos do campo e aos domingos nos adros das capelas.

Este grupo apresenta trajes que são cópias fiéis dos séculos XVIII, XIX e XX. Destacam-se os trajes ricos, trajes de trabalho ligados ao campo e ao rio e trajes de romaria, tendo obtido o 1ºprémio de trajes a nível Nacional, organizado pelo Inatel em Lisboa.

 

 

Data: 04/09/2021

Local: CACIA

Publicação: 06-09-2021

Partilhar

Notícias e Eventos

Em Destaque