Igreja de Santo António dos Olivais | ZEP

Voltar

Igreja de Santo António dos Olivais, adro, escadório e capelas
Zona Especial de Proteção

Foi publicada a Portaria n.º 614/2020 que fixa a zona especial de proteção (ZEP) da Igreja de Santo António dos Olivais, com seu adro, escadório e capelas, em Coimbra, freguesia de Santo António dos Olivais, concelho e distrito de Coimbra. A Igreja encontra-se classificada como imóvel de interesse público pelo Decreto n.º 45327, publicado no Diário do Governo, 1.ª série, n.º 251, de 25 de outubro de 1963.

 

O atual templo de Santo António dos Olivais é resultante da reformulação setecentista da primitiva capela de um convento franciscano, de fundação tardo-medieval, que já fora objeto de profundas intervenções nos séculos XV e XVI. O conjunto, completado pela escadaria e pelas capelas da Paixão, constitui hoje uma típica igreja de peregrinação de cenografia barroca, embora conservando ainda vestígios arquitetónicos das centúrias anteriores, bem reveladores da sua filiação franciscana. Além destes, que incluem o pórtico quatrocentista e o cruzeiro atribuído ao escultor renascentista João de Ruão, merecem também destaque os retábulos barrocos do interior, nomeadamente o retábulo-mor, bem como o acervo azulejar, entre diversos outros elementos decorativos.

O presente diploma define uma zona especial de proteção que tem como fundamento refrear a continuação da descaracterização da envolvente do imóvel classificado. Foram, assim, considerados o enquadramento urbano e paisagístico e a morfologia do local, bem como as vias circundantes e os espaços passíveis de intervenções futuras.

 Fotos: @Património Cultural

Data: 19/10/2020

Local: Coimbra

Publicação: 20-10-2020

Notícias e Eventos

Em Destaque