Classificação do Património | Solar de Sant'Ana

Voltar

Reclassificação do Solar de Sant'Ana, constituído pelo antigo solar e capela

 

Foi publicada no Diário da República n.º 130/2022, Série II de 2022-07-07 a Portaria n.º 574/2022 que Reclassifica como monumento de interesse público o Solar de Sant'Ana, constituído pelo antigo solar e capela, na Rua do Dr. Simões de Carvalho, Tondela, União das Freguesias de Tondela e Nandufe, concelho de Tondela, distrito de Viseu, e fixa a respetiva zona especial de proteção.

O Solar de Santana, em Tondela, está classificado como de interesse municipal desde 2 de maio de 2006, com esta designação.

Exemplar típico da arquitetura solarenga setecentista das Beiras, o edifício, integrando capela privativa e um torreão, impõe-se numa das principais artérias de Tondela, na proximidade dos largos da Igreja Matriz e da Câmara Municipal, este centrado pelo pelourinho da localidade. Apresenta modelo de gosto barroco, de linhas robustas, no qual se destaca a porta principal, de moldura reta, encimada por janela ladeada por volutas e enrolamentos, dando acesso ao interior, onde funcionou a Biblioteca Municipal de Tondela, e que, atualmente, abriga o núcleo-sede do Museu Terra de Besteiros.

No encontro entre a frontaria e a fachada lateral esquerda foi edificada, em c. 1740, a capela dedicada a Santa Ana, com portal em arco rebaixado enquadrado por alfiz e sobrepujado por larga pedra de armas e frontão semicircular. O interior, de nave única, alberga retábulo de talha dourada e policromada, executado, conforme inscrição, em Itália, no início da segunda metade do século xviii.

A reclassificação do Solar de Sant'Ana, constituído pelo solar e capela, reflete os critérios constantes do artigo 17.º da Lei n.º 107/2001, de 8 de setembro, relativos ao caráter matricial do bem, ao seu interesse como testemunho notável de vivências ou factos históricos, ao seu valor estético, técnico e material intrínseco, à sua conceção arquitetónica e urbanística, e à sua extensão e ao que nela se reflete do ponto de vista da memória coletiva.

A zona especial de proteção (ZEP) tem em consideração a implantação e a envolvente urbanística do bem, incluindo a malha urbana e o edificado existentes, com os valores patrimoniais já reconhecidos, de forma a preservar o enquadramento e as suas características artísticas e arquitetónicas.

A sua fixação visa evitar o surgimento de intervenções com impacto descontextualizador, salvaguardando a manutenção das características fundamentais do lugar e as perspetivas da sua contemplação e fruição.

No âmbito da instrução do procedimento de fixação da ZEP, a Direção-Geral do Património Cultural, em articulação com a Direção Regional de Cultura do Centro e a Câmara Municipal de Tondela, procedeu ao estudo das restrições consideradas adequadas, que obtiveram parecer favorável do Conselho Nacional de Cultura e foram sujeitas a audiência dos interessados nos termos do Código do Procedimento Administrativo.

 

Fotografia capa disponível em www.monumentos.gov.pt

 

Data:

Local: Tondela

Publicação: 11-07-2022

Partilhar

Notícias e Eventos

Em Destaque