Classificação do Património | Palacete Jardim

Voltar

Projeto de decisão relativo à classificação como monumento de interesse público (MIP) do Palacete Jardim

 

Foi publicado no Diário da República n.º 207/2021, Série II de 2021-10-25 o Anúncio n.º 245/202 com o Projeto de decisão relativo à classificação como monumento de interesse público (MIP) do Palacete Jardim, na Avenida Frei Heitor Pinto, 2, Covilhã, União das Freguesias de Covilhã e Canhoso, concelho da Covilhã, distrito de Castelo Branco, e à fixação da respetiva zona especial de proteção (ZEP).

 

Prazo de pronúncia dos interessados –  9 de dezembro de 2021

Elementos relevantes - 1234 e 5

 

O processo administrativo original está disponível para consulta, mediante marcação prévia, na Direção Regional de Cultura do Centro sita na Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, 3000-303 Coimbra.

 

"Projectado pelo arquitecto Ernesto Korrodi (SIMÕES, 1994, p. 47), na década de 20 do século XX, o Palacete Jardim é considerado o exemplar arquitectónico de Arte Nova mais "característico" da Covilhã.
Mandado edificar por José Maria Bouhon, proprietário da Fábrica do Sineiro (Idem, ibidem), o palacete está implantado numa das zonas nobres da cidade. Possui planta rectangular, marcada pela disposição de alpendres e varandas salientes.
No seu conjunto, destaca-se a harmoniosa mistura de materiais, como o granito, azulejo, mármore e ferro. Dividindo-se em dois pisos, o palacete apresenta na fachada principal um alpendre e várias janelas de diferentes molduras.
Em todas as restantes fachadas foram edificadas varandas de secção semi-circular, suportadas por colunas duplas, sendo algumas decoradas com azulejos e guardas de ferro forjado. Superiormente, o edifício é rematado por friso de azulejos pretos e amarelos.
No interior destacam-se os salões nobres, decorados ao gosto Arte Nova, a escadaria e o átrio principal, cujo tecto apresenta uma inscrição em latim alusiva ao ano de edificação da casa."
Catarina Oliveira
GIF/IPPAR/2007

 

Foto da fachada principal disponível em monumentos.gov.pt

Data: 25/10/2021

Local: COVILHÃ

Publicação: 25-10-2021

Notícias e Eventos

Em Destaque