Classificação do Museu Dr. Joaquim Manso | Monumento de Interesse Municipal

Voltar

CLASSIFICAÇÃO DO MUSEU DR.JOAQUIM MANSO

Foi publicado no Diário da República n.º 249/2020, Série II de 2020-12-24, o Aviso nº 20904/2020, relativo à classificação como monumento de interesse municipal do imóvel designado «Museu Dr. Joaquim Manso», localizado no Largo da Fonte Velha, sítio da Nazaré, freguesia e concelho da Nazaré.

 

 "Nazaré é o mar", segundo as palavras do fotógrafo Artur Pastor ("Nazaré", 1957).
O Museu Dr. Joaquim Manso é o Museu sobre a Nazaré e a sua relação com o Mar. O Museu visa representar a identidade histórico-cultural da região, com incidência na CULTURA DO MAR. Os testemunhos milenares e históricos da presença humana nesta costa, a história da vila e o culto de Nossa Senhora da Nazaré, as embarcações e as artes de pesca, o trabalho e a festa e os seus trajes tradicionais, são os temas principais do percurso expositivo e das coleções deste Museu.
Aberto ao público em 1976, o Museu está instalado na antiga casa de férias do Dr. Joaquim Manso (1877-1956), escritor e jornalista fundador do “Diário de Lisboa”. Localiza-se no Sítio, um dos núcleos populacionais mais antigos da Nazaré.
Próximos, ficam o majestoso promontório sobranceiro ao mar - de onde se avista uma das mais belas paisagens do litoral português - e o conjunto monumental religioso da Ermida da Memória e Santuário de Nossa Senhora da Nazaré. Daqui se parte também para o Forte de São Miguel Arcanjo e para a Praia do Norte, hoje célebre pelas suas Ondas Grandes.
O edifício foi doado ao Estado em 1968, pelo benemérito nazareno Amadeu Gaudêncio (1890-1980), para aqui se instalar o Museu da Nazaré

Data:

Local: Nazaré

Publicação: 05-01-2021

Partilhar

Notícias e Eventos

Em Destaque