Estrutura em que se integra o Aron Hakodesh, ou Ekhal | Classificação MIP

Voltar

ARON HAKODESH OU EKHAL classificado como Monumento de Interesse Público

Foi publicado no Diário da República n.º 161/2021, Série II de 2021-08-19 a portaria n.º 329/2021 relativa à classificação como monumento de interesse público (MIP) da estrutura em que se integra o Aron Hakodesh, ou Ekhal, na Rua Padre Juiz Oliveira Martins, Câssemes - São Vicente de Pereira, União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã, concelho de Ovar, distrito de Aveiro.

O Aron Hakodesh, Ekhal ou «armário judaico» encontrado num cómodo da habitação principal de um complexo rural de arquitetura vernacular, com provável fundação quinhentista, em alvenaria de xisto, tijolo e argamassa, é composto por dois largos nichos sobrepostos ladeados por outros dois de menor dimensão.

Destinava-se a guardar o rolo da Torah, a menorah e outros elementos litúrgicos utilizados durante o culto judaico do Shabat. O Ekhal, designação ibérica da arca tradicional, terá sido edificado no século XVI, numa época em que os judeus portugueses foram perseguidos e forçados a converterem -se ao Cristianismo, continuando, no entanto, a praticar os ritos e culto judaicos em segredo, no interior das suas habitações.

A presença deste armário, significativamente encimado por uma cruz, é um raro testemunho da existência do criptojudaísmo na região de Ovar, seguramente praticado por uma família de cristãos -novos pertencente a uma pequena comunidade, que habitaria esta casa de lavoura.

Trata -se, assim, de um espaço muito significativo para a história e a simbólica do culto judaico em Portugal, apresentando evidentes semelhanças com outras estruturas do mesmo género encontradas em judiarias de outras regiões do país, justificando -se plenamente a sua valorização no contexto nacional.

A classificação da estrutura onde se integra o Aron Hakodesh, ou Ekhal, reflete os critérios constantes do artigo 17.º da Lei n.º 107/2001, de 8 de setembro, relativos ao caráter matricial do bem, ao seu interesse como testemunho simbólico ou religioso, ao seu interesse como testemunho notável de vivências e factos históricos, e à sua extensão e ao que nela se reflete do ponto de vista da memória coletiva.

Data: 05/08/2021

Local: São Vicente de Pereira | OVAR

Publicação: 25-08-2021

Categorias

Partilhar

Notícias e Eventos

Em Destaque