A DRCC está ao lado dos agentes culturais da região

Voltar

A criação do Gabinete de Apoio aos Agentes Culturais, em 2020, permitiu o desenvolvimento e a implementação de uma estratégia de proximidade que tem vindo a ser reforçada. Através desta, e do trabalho diário da sua equipa, a DRCC tem promovido uma série de ações dedicadas às estruturas artísticas e culturais não profissionais da Região.

 

Capacitação

Em 2021 a DRCC iniciou um ciclo workshops para o setor cultural não profissional.  No primeiro semestre do ano foram realizadas duas edições dos temas “Como elaborar um projeto cultural ” e “Plano de comunicação para projetos culturais”, que contaram com a participação de cerca de duzentas pessoas.  Em 2022 esta programação é reforçada, para além dos temas de 2021 que, atendendo à ótima adesão, se repetirão em 2022, o programa de workshops contará também com “Boas práticas inclusivas na atividade cultural”, “Mecenato e patrocínio de projetos culturais” e “Como instruir um processo para apoio ao associativismo cultural no âmbito do Decreto-Lei nº128/ 2001 – restituição do IVA”. Brevemente será divulgado o calendário e abertas as inscrições para os workshops.

 

Comunicação regular

O GAAC procura, desde a sua criação, garantir o acesso, por parte dos agentes culturais, à informação útil, de forma simplificada. Para tal, promove o envio regular de newsletters e de emails informativos com informação referente à atividade, aos apoios e às boas práticas no setor cultural. Paralelamente, garante que os canais de comunicação online (site e redes sociais da DRCC) são um repositório atualizado de toda a informação e legislação que é lançada para o setor, bem como da atividade dos agentes culturais não profissionais da Região Centro.

 

Um canal de contacto aberto

Um dos fatores diferenciadores deste serviço, e dos restantes gabinetes de apoio da DRCC, é o facto de garantir um canal de contacto aberto a todos os agentes e estruturas culturais da região. Por email, através do gaac@drcc.gov.pt, ou por telefone, através do 239 701 391, as dúvidas relacionadas com o setor podem ser esclarecidas em tempo útil.

 

Acompanhamento permanente

Estamos ao lado das estruturas culturais da região e gostamos de testemunhar a celebração da cultura e a concretização dos objetivos a que se propõe pelo que, sempre que possível, estamos presentes nos momentos mais importantes das nossas associações. Em 2021, apesar dos vários constrangimentos impostos pela pandemia, a DRCC esteve presente em mais de 30 momentos de celebração das associações da região. Entre lançamentos, inaugurações, aniversários e sessões comemorativas, a nossa equipa acompanha passo a passo o sucesso da cultura na Região Centro.

Data:

Local:

Publicação: 14-02-2022

Categorias

Partilhar

Notícias e Eventos

Em Destaque