Voltar

MONUMENTO AO EMIGRANTE

Dados da Peça
Designação/Título: MONUMENTO AO EMIGRANTE
Autor: Luz Correia (desenho) e Joaquim Machado (escultura)
Morada: Rotunda onde se dividem as ruas Pedro de Figueiredo, Amália Vale e Branca Colaço, Tondela
Freguesia: União de Freguesias de Tondela e Nandufe
Concelho: Tondela
Coordenadas GPS:

40°31'07.1"N 8°05'01.4"W

Data de Inauguração: 14 de Agosto de 1994
Promotor: Câmara Municipal de Tondela
Materiais da Peça: Bronze, vidro, betão, aço inoxidável e granito
Dimensões/Medidas Total do conjunto: 740cm x 800cm; Estátua: 300cm; pedestal: 240cm; espirais: 500cm x 60cm
Descrição/Tema: O monumento de homenagem ao Emigrante trata-se de um conjunto assente num pedestal de betão armado, constituído por uma estátua em bronze de um nu masculino, ladeada por três espirais helicoidais de vidro. No pavimento encontram-se 26 paralelepípedos em granito que simbolizam cada freguesia do concelho. A estátua do emigrante é da autoria do escultor Joaquim Machado e as três espirais helicoidais de vidro são da autoria de Luz Correia.
Historial: Projecto concebido por Luz Correia em 1992. A iniciativa surgiu neste ano de 1992 num encontro entre o Presidente da Autarquia e os tondelenses emigrados nos Estados Unidos da América, principalmente os radicados em Newark. A estátua foi construída pelo Escultor Joaquim Machado e Professor da Escola de Belas Artes do Porto. Joaquim Machado na memória descritiva do monumento referiu e passo a citar: “O emigrante vai nu, ou seja, despido de tudo quanto é material, de artificialismos e preconceitos, adoptando em contrapartida uma atitude segura e determinada, exibindo equilíbrio e uma pujança subjacentes ao tema na linha tradicional mediterrânica da interpretação do Homem….O próprio tratamento da figura do emigrante afasta-a inequivocamente dos aspectos materiais que um vulgar naturalismo realista muitas vezes assimila”. (Memória descritiva do monumento de Homenagem ao Emigrante do Concelho de Tondela - Documento depositado na Câmara Municipal de Tondela).Encontra-se na rotunda onde se dividem as ruas Pedro de Figueiredo, Amália Vale e Branca Colaço. A localização prende-se, também pela centralidade, pelo destaque e pelo pano de fundo que é a constituído pela Serra do Caramulo.
Bibliografia: Informações cedidas pela Câmara Municipal de TondelaMOTA, Arlindo SOARES, Pedro, 25 de Abril na Arte Pública Portuguesa, Formas de Liberdade, 1ª ed., 1999.
Fotógrafo:  José Alfredo
Ano Registo Fotográfico: 2005