Voltar

MEMORIAR

Dados da Peça
Designação/Título: MEMORIAR
Autor: TRIGO LIMPO, Teatro ACERT (Direcção artística: José Rui Martins Direcção plástica: José Tavares Direcção técnica: Luís Viegas)
Morada: Nó do IP3 junto à EN230, Acesso Tondela/Molelos, Tondela,
Freguesia: Freguesia de Molelos
Concelho: Tondela
Coordenadas GPS:

40°31'33.4"N 8°05'14.6"W

Data de Inauguração: 4 de Junho 2006
Promotor: Trigo Limpo teatro ACERT, a convite do projecto "peregrinação" da Expo'98
Materiais da Peça: Ferro e madeira
Dimensões/Medidas: 600cm x 600cm x 350cm
Descrição/Tema: Trata-se de um boneco agigantado que, transformado na máquina de cena “Memoriar”, marcou de forma ímpar o panorama nacional com a sua mui "bicicletante" arte. Inspirada num brinquedo popular de madeira que contém memórias da infância e sinais da multiculturalidade, é conduzida pelo ciclista "Caramulo", devido ao nome da montanha que mais próxima fica do seu local de nascimento – Tondela. "A madeira que veste esta engrenagem de teatro e música é um pedaço natural num corpo que transmite festa, mas que é também grito de subversão sem tratado, que não aspira à solidez de qualquer pertinência".
Historial: Num lugar especialmente concebido para o efeito, ajardinado na entrada principal para a cidade de Tondela (IP3 Viseu - Coimbra), visto por quem entra no Concelho como por quem está de passagem em direcção a Coimbra, foi colocada a máquina de cena Memoriar para comemorar os 30 anos da ACERT. No local pode ler-se em duas placas, o seguinte: MEMORIAR/Maquina de cena criada pelo TRIGO LIMPO teatro ACERT/Produzida para a “Peregrinação” – Lisboa Expo 98/Desfile diário na Expo Hannover 2000/Atuação em várias cidades de Portugal. / Memoriar é acreditar que a pedalada gigante do Ciclista Caramulo pode sustentar um sonho colectivo com raízes nestas terras e nestas gentes./Memoriar é o percurso de confluência de identidades regionais na fraternidade com outras culturas e outros povos./Memoriar é partilhar uma aventura de 30 anos de afetos teatrais com o MUNDO e estar comprometidamente feliz com Tondela. /1976-2006/A Câmara Municipal de Tondela presta um tributo aos 30 anos de ACERT.
Bibliografia: Informações cedidas pela Associação Cultural e Recreativa de Tondela – ACERT e pela Câmara Municipal de Tondela.
Ano Registo Fotográfico: 2010 DRCC