Voltar

MONUMENTO AOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS

Dados da Peça
Designação/Título: MONUMENTO AOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
Autor: Escultor: Baltazar Oliveira (1949-2011); Gabinete de Arquitetura Carlos Vinhas
Morada: Avenida Heróis do Ultramar, Pombal
Freguesia: Freguesia de Pombal
Concelho: Pombal
Coordenadas GPS: 39°55'3.36"N 8°37'17.02" W
Data de Inauguração: 10 de Junho de 2001
Promotor: Câmara Municipal de Pombal
Materiais da Peça: Estátua e alto-relevo em bronze; estrutura revestida a pedra calcária
Descrição/Tema: Conjunto escultórico de arte contemporânea constituído por uma estátua e um alto-relevo, na mesma gramática de outras obras realizadas por Baltazar Oliveira, entre as quais, algumas em Santa Maria da Feira, o Ciclista e o Monumento à CERCI, e em São João da Madeira, Monumento ao Sapateiro e o aos Unhas Negras. Encontra-se integrado numa estrutura arquitetónica de perfil geométrico, onde se destacam, um espelho de água alimentado por uma pequena cascata e seis bicas em forma de canhão e um elemento prismático de grande verticalidade, no plano mais elevado, onde sobressai um alto-relevo em bronze, configurando bombeiros a apagar um incêndio, tal como a estátua que surge num plano mais avançado com uma mangueira nas mãos, da qual jorra água em direção a um espaço polvilhado de repuxos representando as chamas.
Historial: Obra em homenagem ao bombeiro, inaugurada na altura da comemoração do 89º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Pombal, corporação fundada em 1912.
Bibliografia: http://www.leirianet.pt/leiria/noticia.php3?tempid=106&ind=378 [consult. 2012-03-26]; http://www.correiodafeira.com/?action=noticias&id=6849 [consult. 2012-03-26].
Fotógrafo:  Susana Paiva
Ano Registo Fotográfico: 2005