Voltar

DR. SOUSA MARTINS

Dados da Peça
Designação/Título: DR. SOUSA MARTINS
Autor: Desconhecido
Morada: Parque do Hospital da Guarda
Freguesia: Guarda
Concelho: Guarda
Coordenadas GPS: +40° 32' 0.60", -7° 16' 20.11"
Data de Inauguração: anterior a 1915
Promotor:  
Materiais da Peça: Granito
Outras Dimensões Importantes: Busto: 40cm x 60cm
Descrição/Tema: Busto em bronze, da primeira metade do século XX, retrata o homenageado realçando marcas e feições. Encontra-se sobre uma base circular escalonada, parcialmente coberta por vegetação e povoada de ex-votos, contendo ainda uma placa informativa em bronze onde se lê “JOSE THOMAZ DE SOUZA MARTINS / NASCEU EM 7 DE MARÇO DE 1843 / FALECEU EM 18 DE AGOSTO DE 1897”.
Historial: O Monumento é dedicado ao Dr. Sousa Martins (1843-1897), reputado médico e professor em Lisboa, que dedicou a sua vida ao combate da doença da tuberculose, adotando o tratamento recomendado na altura, que consistia em manter os doentes em repouso em ambiente de montanha com alimentação cuidada. Enviou os seus doentes para tratamento, tal como recomendado para um ambiente de montanha, nomeadamente para Serra da Estrela, muitos deles para a cidade da Guarda. No princípio do século XX, foi construído o sanatório da Guarda a que deram o nome de “Sanatório Sousa Martins”, em homenagem ao médico que tanto lutou contra a tuberculose.
Bibliografia: A Guarda Formosa na Primeira Metade do Século XX, 2ª ed. Câmara Municipal da Guarda e Centro de Estudos Ibéricos, 2004http://maps.google.pt/, [Consult. 07-03-2013].
Fotógrafo: António José Martins
Ano Registo Fotográfico: 2004