Voltar

MEMORIAL DE HOMENAGEM A EDUARDO LOURENÇO

Dados da Peça
Designação/Título: MEMORIAL DE HOMENAGEM A EDUARDO LOURENÇO
Autor: Graça Morais e Tiago Montepegado
Morada: Largo Professor Eduardo Lourenço, Almeida
Freguesia: Almeida
Concelho: Almeida
Coordenadas GPS:  
Dados de inauguração: 23-05-2022
Promotor: Município de Almeida 
Materiais da Peça: Azulejo cerâmico, betão armado 
Materiais da Base de Assentamento:  Granito da região
Dimensões/Medidas
Altura: 450cm 
Largura: 200cm
Profundidade: 28 cm
Descrição/Tema:

O Memorial de Homenagem a Eduardo Lourenço, revestido por azulejos com os núcleos e o traço de Graça Morais e o brilho que resulta  da relação sempre diferente que a exposição solar provocante ao longo do dia, funcionará como farol de referência no lugar que assinala a  homenagem ao Professor Eduardo Lourenço. 

Nesta obra única, o azulejo reveste um elemento escultórico, projectado pelo Arquiteto Tiago Montepegado, composto por uma lâmina vertical em betão armado. Este elemento projeta-se a partir de um embasamento em blocos de granito da região, idênticos aos existentes nos muros e construção circundantes. 

Histórico:

O Memorial contou com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e a participação do Dr. Guilherme d’Oliveira Martins que selecionou o conjunto de citações de Eduardo Lourenço integradas na Intervenção Artística Azulejar da pintora Graça Morais. A execução e produção foram realizadas pela Oficina Ratton Cerâmicas e Graça Morais, com colaboração de Andreas Stöcklein. O projeto geral foi realizado por Ana Viegas e Tiago Montepegado, com a colaboração de Liliana Valente Cruz.

Bibliografia: Elementos informativos/ descritivos cedidos pelo município de Almeida
Fotógrafo Foto cedida pelo Município de Almeida
Ano Registo Fotográfico: 2022