Voltar

INFANTE D. PEDRO

Dados da Peça
Designação/Título: INFANTE D. PEDRO
Autor: Alves André (n. 1959)
Morada:  Jardim Municipal
Freguesia: Mira
Concelho: Mira
Coordenadas GPS:

40.428435 -8.736507

Data de Inauguração: 14 de dezembro de 1996
Promotor: Câmara Municipal de Mira
Materiais da Peça: Estátua: Bronze; Pedestal: betão revestido a mármore 
Dimensões/Medidas
Altura: 475cm
Outras Dimensões Importantes: Estátua: 300cm x 145cm; Pedestal: 175cm alt. 
Descrição/Tema: Estátua de pé, monumental, de arte contemporânea, denuncia influências modernistas com afinidades historicistas, adoptando aqui Alves André mesma linguagem que seguiu na estátua de “Pedro Teixeira” (Cantanhede). Encontra-se integrada no Jardim Municipal, sobre um pedestal octogonal, em betão revestido a mármore, com inscrições alusivas ao Infante D. Pedro em várias faces, entre as quais está incluído o poema de Sophia de Melo Bryner Andersen. A estátua representa o Infante D. Pedro, numa postura heróica, segurando na mão esquerda a espada com a lâmina voltada para baixo e na mão direita um livro junto ao peito.
Historial: Obra encomendada pela Câmara Municipal de Mira, a Alves André, em homenagem ao Infante D. Pedro - 1º duque de Coimbra, príncipe da Dinastia de Avis, filho do rei D. João I e de D. Filipa de Lencastre. Foi regente de Portugal entre 1439 e 1448. A estátua foi inaugurada pelo Sr. Presidente da Assembleia da República, Dr. António Almeida Santos em 12 de Dezembro de 1996.
Bibliografia: I Simpósio Internacional de Escultura Cidade de Cantanhede, Câmara Municipal de Cantanhede 1999http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro,_Infante_de_Portugal, 2010-11-26
Fotógrafo:  Jorge Neves
Ano Registo Fotográfico: 2005