Voltar

PAINÉIS DE AZULEJO DA ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA LOUSÃ

Dados da Peça
Designação/Título: PAINÉIS DE AZULEJO DA ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA LOUSÃ
Autor:

Oficina de Jorge Colaço, Fábrica Lusitana

Morada: Antiga Estação da Ferroviária, Largo Povo, Lousã
Freguesia: Lousã e Vilarinho
Concelho: Lousã
Coordenadas GPS:

40.118302, -8.247786

Data de Inauguração: 1936
Promotor: Caminhos de Ferro Portugueses
Materiais da Peça: Cerâmica
Descrição/Tema:

Conjunto de oito painéis de azulejo cerâmico, de composição figurativa de monocromia azul-cobalto sobre fundo branco com cercadura de elementos vegetalistas encimada por cartela, de policromia em tons de verde, azul, amarelo e castanho. Estes painéis encontram-se integrados na fachada voltada ao cais, da estação, apresentam motivos alusivos a paisagens e monumentos da Lousã, nomeadamente a Capela da Misericórdia, o Castelo da Lousã, o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, a Fábrica de Papel do Prado, o Palácio dos Salazares, o Cabril do Ceira, o Parque Carlos Reis e a vista da vila da Lousã. Contém ainda um registo de azulejos nas quatro fachadas com a toponímia da estação “Lousã”, delimitado por cercadura simples com elementos vegetalistas policromos à semelhança dos painéis.

Historial: Em 1906 foi inaugurada a estação e linha de caminho de ferro (ramal) que ligava Coimbra à Lousã. Em 1935/1936 colocaram no edifício da estação painéis de azulejo, com motivos alusivos a paisagens e monumentos da Lousã, bem como registos de azulejo com a toponímia de “Lousã” em todas as fachadas, anunciando aos passageiros a sua chegada ou a sua passagem por esta estação. O ramal da Lousã foi encerrado em 2010.
Bibliografia:

https://fims.up.pt/ficheiros/MemoriasConferencia_JorgeColaco_lowres.pdf [consult. 22-6-2023]; https://cm-lousa.pt/locais/estacao-caminho-ferro/ [consult. 27-6-2023]; algumas informações foram cedidas pelo Município da Lousã.

Fotógrafo:  Jorge Neves
Ano Registo Fotográfico: 2005