Voltar

MONUMENTO ÀS GENTES DA SERRA

Dados da Peça
Designação/Título: Monumento às Gentes da Serra
Autor: Desenho de Zé Penicheiro; execução escultórica de Mário Nunes
Morada: Rua Parque Florestal, Largo da Igreja na Povoação da Serra da boa Viagem.
Freguesia: Freguesia de Buarcos
Concelho: Figueira da Foz
Coordenadas GPS:

40°11'25.1"N 8°51'49.6"W

Data de Inauguração: 3.08.1996
Promotor: PróSerra – Associação para o Progresso da Serra da Boa Viagem
Materiais da Peça: Ferro
Dimensões/Medidas: Base: 60cm; escultura: 245cm
Descrição/Tema: Monumento às Gentes da Serra encontra-se sobre uma plataforma paralelepipédica, é constituído por um grupo escultórico de quatro figuras humanas semelhantes às dos monumentos ao Cavador e ao Povo da Freguesia de Vila Verde, do mesmo escultor. Pretende representar o cavador, o mineiro e um casal rural abraçado, numa evocação às actividades agrícola e mineira das gentes da Serra da Boa Viagem.
Historial: O monumento foi erigido no âmbito do arranjo urbanístico da zona envolvente à igreja com projecto da autoria da Arquitecta Ana Maria Brilha. Inaugurado por ocasião das festas da Senhora da Boa Viagem, às quais foi associando nesse ano a homenagem ao povo laborioso que um dia se fixou naquelas terras, dando origem à actual povoação.
Bibliografia: MOTA, Arlindo, SOARES, Pedro, 25 de Abril na Arte Pública Portuguesa, Formas de Liberdade, p. 114, 1ª ed., 1999; Informações prestadas pela Câmara Municipal; http://www.magenta-arte.pt/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=55&Itemid=35 [consult. 2008-08-21]; Algumas informações foram cedidas pela Câmara Municipal da Figueira da Foz.
Fotógrafo: Jorge Neves
Ano Registo Fotográfico: 2005