Voltar

Monumento ao Cavador

Dados da Peça
Designação/Título: Monumento ao Cavador
Autor: Mário Nunes
Morada: Rotunda do Cavador, Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, Tavarede, Figueira da Foz
Freguesia: Freguesia de Tavarede
Concelho: Figueira da Foz
Coordenadas GPS:

40°09'48.8"N 8°50'52.9"W

Data de Inauguração: 27-11.1996
Promotor: Junta de Freguesia de Tavarede
Materiais da Peça: Ferro (grupo escultórico) betão (pedestal)
Dimensões/Medidas: Grupo escultórico: 320cm
Descrição/Tema: Sobre um pedestal em betão, de formas piramidais unidas pelo vértice, evocando uma ampulheta, assenta o “cavador” com enxada na mão, numa composição de quatro figuras masculinas que partem de um tronco comum, assumindo diferentes posições, desde a elevação da enxada até que esta bate no solo, transmitido um efeito de movimento que é reforçado no espectador à medida que circunda a rotunda. Confirma o objectivo pretendido pelo autor que procura que a obra seja vista como se estivesse a ser filmada à volta da rotunda por uma máquina antiga de cinema, que reproduz a da imagem em diversos slides, aparecendo esta como uma só em movimentos sequenciais.Apresenta uma linha figurativa semelhante a outras obras do mesmo autor, como o “Monumento ao Povo de Vila Verde”, em Vila Verde e o “Monumento às Gentes da Serra”, na Serra da Boa Viagem. No mesmo enquadramento da rotunda encontra-se uma lápide em pedra coma a inscrição “Vamos todos sem descanso / A terra dura cavar cavar / A força do nosso braço / Traz a fartura do nosso lar.”, corresponde a um verso de uma peça de teatro da autoria do mestre tavaredense José da Silva Ribeiro.
Historial: Enquadra-se no grande número de monumentos que foram erigidos nas últimas décadas, particularmente depois do “25 de Abril”, pelas autarquias e outras entidades, em homenagem ao trabalhador comum.
Bibliografia: Monumento ao cavador homenageia Tavaredense, Diário de Coimbra. Ano 65, nº 22113, 18.11. 1996, p. 9; MOTA,  Arlindo, SOARES, Pedro, 25 de Abril na Arte Pública Portuguesa, Formas de Liberdade, p. 122, 1ª ed., 1999; Algumas informações cedidas pela Câmara Municipal da Figueira da Foz; http://www.magenta-arte.pt/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=55&Itemid=35 [consult. 2008-06-09].
Fotógrafo:  Jorge Neves
Ano Registo Fotográfico: 2005