Voltar

HOMENAGEM À PEIXEIRA

Dados da Peça
Designação/Título: HOMENAGEM À PEIXEIRA
Autor: Cabral Antunes (1916-1986)
Morada: Largo Dª Margarida Mendonça Barraca, Buarcos
Freguesia: Freguesia de Buarcos
Concelho: Figueira da Foz
Coordenadas GPS: 40°09'53.4"N 8°52'32.2"W
Data de Inauguração: 10.05.1966
Promotor: Comendador Mário Barraca
Materiais da Peça: Cimento
Dimensões/Medidas: 230cm x 95cm x 100cm
Descrição/Tema: Estátua em betão pretende homenagear as peixeiras de Buarcos, assenta num pequeno espaço ajardinado criado no Largo Dª Margarida Mendonça Barraca. Constituída por uma figura feminina, de influências naturalistas, exibe um grande dinamismo formal com linhas sinuosas que lhe transmitem força e movimento. Cabral Antunes apresenta a figura com indumentária característica das peixeiras com o pormenor do avental bordado, e, com uma atitude como se estivesse a caminhar apressada, segurando com ambas as mãos uma canastra que “leva à cabeça”, numa expressão que evoca o apregoar do peixe. Junto à estátua tem uma lápide com uma quadra inscrita do poeta figueirense José Mendes Pinto “Correndo airosa e ligeira / Deixa música no ar…/ Que o pregão desta peixeira / É Buarcos a cantar / Maio de 1996”.
Historial: Em 1966, o Comendador Mário Barraca oferece a Buarcos a estátua de homenagem à peixeira que encomendara ao escultor Cabral Antunes.
Bibliografia: NUNES, Mário, Estátuas de Coimbra, Coimbra 2005; Algumas informações foram cedidas pela Câmara Municipal da Figueira da Foz.
Fotógrafo:  Jorge Neves
Ano Registo Fotográfico: 2005