Voltar

PAINÉIS DO I.P.O.

Dados da Peça
Designação/Título: PAINÉIS DO I.P.O.
Autor: Ferreira da Silva (1928-2016).
Morada:  Avenida Dr. Bissaya Barreto, Instituto Português de Oncologia, Freguesia de Santo António dos Olivais
Freguesia: Santo António dos Olivais
Concelho: Coimbra
Coordenadas GPS: N 40° 13' 4.44", W 8° 24' 35.45".
Data de Inauguração: 1995 (execução)
Promotor: Instituto Português de Oncologia
   
Materiais da Peça: Azulejo cerâmico
Materiais da Base de Assentamento:  
Dimensões/Medidas
Altura: 270cm
Largura:  
Profundidade:  
Diâmetro:  
Outras Dimensões Importantes: 270cm x 1035cm (painel central)
Descrição/Tema: Painéis de azulejos, de arte contemporânea, policromos revestidos de grande luminosidade, englobando elementos figurativos e abstratos. De tamanhos diferenciados, encontram-se integrados nas escadas da entrada principal do IPO, correspondendo o maior ao central, que reveste o frontal entre as duas escadas de acesso ao edifício. Enquanto os outros revestem quatro elementos prismáticos, dois antecedentes das escadas, os outros no seu topo, no alinhamento do frontal. O painel central exibe estilizadas figuras humanas e figuras de cavalos e ao centro tem a seguinte inscrição “CONSTRUINDO O PRESENTE ENTRE O PASSADO E O FUTURO”. Alguns azulejos apresentam o nome ou as inicias de Ferreira da Silva, outros o nome do Cencal.
Historial: Painéis encomendados, no âmbito da construção do edifício (1993 - 1995) destinado à centralização da maior parte das consultas externas. Os painéis são da autoria do escultor e ceramista Ferreira da Silva, produzidos em 1995, no Cencal - Centro de Formação Profissional para a Indústria de Cerâmica, centralizado nas Caldas da Rainha.
Bibliografia: http://cidadeimaginaria.org/cer/FerreiradaSilva.pdf, consult. 2011-11-29http://www.croc.min-saude.pt/Hospital/Historia/, consult. 2011-11-29 http://maps.google.pt/, consult. 2011-11-29.
Fotógrafo:  Paulo Abrantes
Ano Registo Fotográfico: 2004