Voltar

MEDICINA

Dados da Peça
Designação/Título: MEDICINA
Autor: Leopoldo de Almeida (1898-1975)
Morada: Rua de São João, faculdade de Medicina, União das Freguesias de Coimbra (Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu)
Freguesia: Sé Nova
Concelho: Coimbra
Coordenadas GPS: 40.208011,-8.424822
Data de Inauguração: 1956
Promotor: Ministério das Obras Públicas (Comissão Administrativa das Obras da Cidade Universitária)
Propriedade:  
Materiais da Peça: Pedra calcária, de lioz
Materiais da Base de Assentamento:  
Dimensões/Medidas
Altura: 962cm
Largura:  
Profundidade:  
Diâmetro:  
Outras Dimensões Importantes: Grupo escultórico: 715 cm; pedestal: 247 cm x 355 cm x 150 cm
Descrição/Tema: Grupo escultórico monumental, esculpido em pedra, de arte contemporânea, de caráter modernista e influencia clássica, mantendo-se o artista fiel à estética greco-romana, inspirada na plástica renascentista, tendência observável na sua extensa obra, muita dela de caracter monumental, e encomendada pelo estado, em pleno apogeu do “Estado Novo”, obedecendo a um ideário estético veiculado pelo poder, traduzido a exaltação nacional. O grupo encontra-se adossado ao edifício, junto ao cunhal SO., composto por três estátuas de pé, sobre um pedestal paralelepipédico horizontal. A obra é uma alegoria à medicina, apresenta uma figura central feminina que personifica a deusa greco-romana da saúde Higeia, segurando um tronco de árvore com a serpente enrolada à sua volta, tem a ladeá-la duas figuras masculinas, num plano inferior e ligeiramente recuadas, que personificam dois médicos da antiguidade clássica, Hipócrates e Galeno.
Historial: A Obra foi promovida pela Comissão Administrativa das Obras da Cidade Universitária de Coimbra, entidade criada para executar o grande plano de criação de um campus universitário, na alta de Coimbra. As estátuas são da autoria de Leopoldo de Almeida, datada de 1955 e inauguradas em 1956, altura da inauguração do edifício.
Bibliografia: PEREIRA, José Fernandes, Dicionário de Escultura Portuguesa, Lisboa 2005NUNES, Mário, Estátuas de Coimbra, Coimbra 2005http://maps.google.pt/, 2011-11-04http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=10060, 2011-11-02
Fotógrafo:  Paulo Abrantes
Ano Registo Fotográfico: 2004