Voltar

ELOQUÊNCIA, FILOSOFIA, HISTÓRIA E POESIA

Dados da Peça
Designação/Título: ELOQUÊNCIA, FILOSOFIA, HISTÓRIA E POESIA
Autor: Salvador Barata Feyo (1889-1990)
Morada: Rua Larga, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, União das Freguesias de Coimbra (Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu)
Freguesia: Sé Nova
Concelho: Coimbra
Coordenadas GPS: N 40° 12' 28.95", W 8° 25' 30.61".
Data de Inauguração: 22 de Novembro de 1951
Promotor: Ministério das Obras Públicas (Comissão Administrativa das Obras da Cidade Universitária)
Propriedade:  
Materiais da Peça: Pedra calcária, de lioz
Materiais da Base de Assentamento:  
Dimensões/Medidas
Altura: 513cm
Largura:  
Profundidade:  
Diâmetro:  
Outras Dimensões Importantes: Estátuas: 300 cm (alt. apx.); pedestais 213 cm 107 cm x 100 cm
Descrição/Tema: Quatro estátuas monumentais, esculpidas em pedra, de arte contemporânea, de caráter modernista, acusando inspiração maneirista denunciada pela escalas apresentadas pelas figuras que se alongam, essencialmente ao nível dos membros inferiores. Estas estátuas são dedicadas às ciências humanas e apresentam figuras inspiradas na cultura da antiguidade clássica. Mostram a Eloquência, figura masculina personificada por Demóstenes, a Filosofia figura masculina personificada por Aristóteles, a História figura masculina personificada por Tucídides e a Poesia figura feminina personificada por Safo. Todas elas têm atributos que as identificam, nomeadamente a Eloquência, que sobre uma coluna, tem caída uma folha com o eventual discurso que pronuncia, denunciado através do movimento dos braços e da expressão do rosto a Filosofia apresenta-se com um manuscrito que segura com a mão direita, e aos seus pés ergue-se um tronco de árvore em forma da letra grega ("phi", primeira letra da palavra Filosofia) a História surge como se estivesse a dar uma aula, com o braço direito levantado ao nível do cotovelo e mão semiaberta, como se se falasse sobre os grafismos que tem à sua frente, numa placa que assenta sobre uma coluna de inspiração dórica a Poesia exibe uma coroa de louros na cabeça, o rosto elevado e o braço direito levantado com a mão aberta, como se declamasse, tendo a seus pés uma lira (na Grécia antiga os poemas eram acompanhados por instrumentos musicais). As estátuas encontram-se alinhadas no patamar exterior da Faculdade de Letras, sobre pedestais paralelepipédicos em pedra.
Historial: A Obra foi promovida pela Comissão Administrativa das Obras da Cidade Universitária de Coimbra, entidade criada para executar o grande plano de criação de um campus universitário, na alta de Coimbra, projetado entre 1943 e 1948 pelos arquitetos Cottinelli Telmo e Cristino da Silva. As estátuas, são da autoria de Salvador Barata Feyo, que em 2 de Novembro de 1945 foi apresentado pela Comissão Administrativa das Obras da Cidade Universitária de Coimbra, ao Ministro das Obras públicas e ao mesmo tempo proposto como autor das esculturas. Em 1951 foram executadas as estátuas, tendo a da Poesia e da Eloquência, inscrições com a identificação, do escultor “Barata Feio” datada de 1951, do canteiro “J. Raimundo” e das pedreiras “Pêro Pinheiro”. Em 22 de Novembro de 1951, decorreu a inauguração do edifício da Faculdade de Letras com a presença de Craveiro Lopes, à altura presidente da república.
Bibliografia: PEREIRA, José Fernandes, Dicionário de Escultura Portuguesa, Lisboa 2005http://maps.google.pt/, 2011-11-02http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=10060, 2011-11-02
Fotógrafo:  
Ano Registo Fotográfico: 2004