Voltar

ARTES LIBERAIS OU ESTUDO

Dados da Peça
Designação/Título: ARTES LIBERAIS OU ESTUDO
Autor: António Duarte (1912-1998)
Morada: Largo da Porta Férrea, Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, União das Freguesias de Coimbra (Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu)
Freguesia:  Sé Nova
Concelho: Coimbra
Coordenadas GPS: 40.207703, -8.425189
Data de Inauguração: 29 de Maio de 1956
Promotor: Ministério das Obras Públicas (Comissão Administrativa das Obras da Cidade Universitária)
Propriedade:  
Materiais da Peça: Pedra calcária, de lioz
Materiais da Base de Assentamento:  
Dimensões/Medidas
Altura: 673cm
Largura:  
Profundidade:  
Diâmetro:  
Outras Dimensões Importantes: Grupos escultóricos: 432 cm (alt.) pedestal: 241 cm x 222 cm x 183 cm
Descrição/Tema: Dois grupos escultóricos, de arte contemporânea esculpidos em pedra. Encontram-se integrados na fachada principal da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, próximo dos cunhais, estando em equilíbrio, um no lado direito, outro no lado esquerdo. Cada um dos grupos é composto por três estátuas de pé, de feições jovens. O da direita mostra duas figuras femininas com os seios desnudos, segurando um ramo de árvore, personificando respetivamente a Dialética e a Retórica e entre elas, ligeiramente avançada, num plano mais baixo tem uma figura masculina que personifica a Gramática, segurando um pergaminho na mão esquerda. O grupo da esquerda tem uma composição semelhante, mas apresenta apenas uma figura feminina e duas masculinas, estas personificam a Matemática e a Musica, segurando respetivamente um ramo de árvore e uma lira, enquanto a feminina personifica a astronomia e segura nas mãos um livro aberto.
Historial: A Obra foi promovida pela Comissão Administrativa das Obras da Cidade Universitária de Coimbra, entidade criada para executar o grande plano de criação de um campus universitário, na alta de Coimbra. O edifício da Biblioteca foi projetado entre 1942 e 1943 pelo arquiteto Alberto José Pessoa. Os grupos escultóricos são da autoria de António Duarte, tendo sido executados em 1950. Em 29 de Maio de 1956, decorreu a inauguração oficial do edifício da Biblioteca Geral.
Bibliografia: PEREIRA, José Fernandes, Dicionário de Escultura Portuguesa, Lisboa 2005NUNES, Mário, Estátuas de Coimbra, Coimbra 2005http://maps.google.pt/, 2011-11-03http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=10061, 2011-11-03.
Fotógrafo:  Paulo Abrantes
Ano Registo Fotográfico: 2004