Voltar

CAMPOS MELO

Dados da Peça
Designação/Título: CAMPOS MELO
Autor: Desconhecido
Morada: Rua Cidade do Fundão
Freguesia: União das Freguesias de Covilhã e Canhoso
Concelho: Covilhã
Coordenadas GPS: 40.277948,-7.501331
Data de Inauguração: 1970
Materiais da Peça: Estátua: bronze pedestal: granito
Dimensões/Medidas
Altura: 502 cm
Largura: 128 cm
Outras Dimensões Importantes: Estátua: 342cm (alt. Aprox.); pedestal: 160cm x 132cm
Descrição/Tema: Estátua de pé, moldada em bronze, de arte contemporânea, de cariz modernista. Integrada no centro de uma avenida, num espaço ajardinado, sobre um pedestal vertical de configuração geométrica, detendo numa das faces, uma placa em bronze com uma inscrição alusiva a Campos de Melo. A estátua é constituída por uma figura masculina com alguma rigidez formal, de braços caídos e mãos abertas também voltadas para baixo e vestida de fraque.
Historial: Monumento erigido em 1970, em homenagem a “um notável filho da terra”, José Maria Veiga da Silva Campos Melo (1840-1890), “fez os estudos secundários num colégio de Lisboa... continuou os estudos em Inglaterra e na Bélgica”. Sendo um homem viajado, teve oportunidade de conhecer, cidades industriais e grandes fábricas, contactando com as maiores novidades tecnológicas a nível europeu, da época. Veio a ser um dos maiores industriais do seu tempo, sendo o responsável pela introdução de novos mecanismos e aperfeiçoamento da indústria têxtil. Desenvolveu o ensino primário e o ensino técnico na Covilhã, sendo ele o principal impulsionador da criação da Escola Industrial em 1884. Promoveu a assistência médica e a criação de habitações para os operários. Foi o principal fundador cerca de 1870, da Associação Protectora da Infância, na origem designada por “Real Associação Protectora de Infância Desvalida”. Foi ainda Vereador e Presidente da Câmara Municipal da Covilhã. A inscrição alusiva ao homenageado consta no pedestal numa placa em bronze, mas anteriormente era composta por letras em bronze, individualmente afixadas no pedestal, conforme atestam as fotos tiradas pelo Fotografo em 2005 inscrição: “José Maria / Veiga da Silva / Campos Melo / 1840-1890 / Fundou na Covilhã a Primeira Escola Técnica do País, em 1884. / Impulsionou Decisivamente o Desenvolvimento Económico da Nação”. .
Bibliografia: http://www.cm-covilha.pt/simples/?f=2341, [consult. 2011-02-24]; http://www.esec-campos-melo.rcts.pt/topframe/conteudos/historia.html, [consult. 2011-02-24];  Algumas informações foram cedidas pela Câmara Municipal da Covilhã
Fotógrafo:  Pedro Medeiros
Ano Registo Fotográfico: 2005