Voltar

Homem do Mar

Dados da Peça
Designação/Título: Homem do Mar
Autor: Celestino Alves André
Morada: Av. Doutor Rocha Madail
Freguesia: São Salvador
Concelho: Ílhavo
Coordenadas GPS: 40.603951,-8.665253
Data de Inauguração:  2 de Setembro de 2001
Promotor:  Câmara Municipal de Ílhavo e da Comunidade de Emigrantes ilhavenses em Newark (EUA)
Materiais da Peça:  Bronze e placas de granito
Dimensões/Medidas
Altura: 525cm
Diâmetro: 1000cm
Outras Dimensões Importantes:

Escultura com 3,25m de altura com uma base de 3,50m de diâmetro; base com 2,00m de altura X diâmetro inicial de 3,50m depois passa para 5,00m e por fim com 10,00m.

 Descrição/Tema:

Homem do Mar é um grupo escultórico assente numa base circular, composto por uma figura masculina e uma figura feminina com uma criança ao colo, sobre uma embarcação denominada dori. Este conjunto está sobre numa estrutura revestida a granito e em torno estende-se um espelho de água murado. O escultor da peça, Celestino Alves André, representa a figura do homem curvado com as mãos crispadas nas linhas das artes de pesca, com o seu sueste, o casaco de oleado e a nepa, dentro do dori balouçando nas águas frias dos mares gelados do norte oceânico e lutando para retirar do mar o seu sustento, numa luta diária, de que não podia ficar dissociado de espera e angústia familiar causada pela sua ausência. É assim que surge o elemento feminino carregando uma criança nos braços, numa relação directa do pescador com a família e do ganho que servia de sustento subjacente à causa de profissão tão difícil e tão sofrida. É com os olhos postos num pedaço de papel, a carta, que a figura feminina com a criança ao colo, recebe a notícia do que se passa a bordo, de recomendação de recato à esposa e a solicitar notícias da terra.

Historial: A Estátua do Homem do Mar encontra-se às portas do Museu Marítimo de Ílhavo. Inaugurada a 2 de Setembro de 2001, dia do Senhor Jesus dos Navegantes, esta obra é uma homenagem da Câmara Municipal de Ílhavo e da comunidade de emigrantes ilhavenses em Newark (EUA) a todos os homens que fizeram do Mar o seu sustento. O escultor Celestino Alves André executou a obra no ano 2000.
Bibliografia:  

http://www.cm-ilhavo.pt/main.php?srvacr=pages_229&mode=public&template=frontoffice&layout=layout&id_service=229&id_page=1044

Fotógrafo José Meneses
Ano Registo Fotográfico: 2005