Voltar

MURAL DO VIADUTO DE ESGUEIRA

Dados da Peça
Designação/Título:

MURAL DO VIADUTO DE ESGUEIRA

Autor: Vasco Branco (VIC)
Morada: Rua de Viseu (Passagem desnivelada de Esgueira)
Freguesia: Esgueira
Concelho: Aveiro
Coordenadas GPS:  40.646030, -8.638944
Data de Inauguração: 1991
Promotor:  
Materiais da Peça: Cerâmica
Dimensões/Medidas
Descrição/Tema: Mural de  mosaico cerâmico, com uma sequência de painéis policromados com configurações geométricas e alguns elementos vegetalistas.
Historial:

Vasco Augusto de Pinho Ferreira Branco nasceu na freguesia de Vera-Cruz, em Aveiro, a 27 de Setembro de 1919. Apesar da sua Licenciatura em Farmácia, Vasco Branco revelou-se como pintor, escultor, escritor e cineasta.   

Em 1955 funda, juntamente com outros aveirenses, o Cine-clube de Aveiro e passados três anos rodou o seu primeiro filme intitulado “O Bebe e eu”, que lhe valeu o primeiro prémio no Concurso Nacional do Clube Português de Cinema de Amadores de Lisboa. Realizou muitos outros filmes que foram projectados e galardoados nos cinco continentes. Dirigiu, ainda, vários cursos de iniciação de cinematografia.

Na área das artes plásticas adoptou o nome artístico VIC e foi sócio-fundador do grupo Aveiro/Arte em conjunto com outros artistas de renome. Foi director artístico das Oficinas Olarte, uma oficina voltada para a cerâmica artística, onde muitos nomes notáveis da arte portuguesa têm encontrado espaço adequado para o seu trabalho.

A 12 de Maio 1993, Vasco Branco foi galardoado com a Medalha de Prata da Cidade numa homenagem prestada pela Câmara Municipal de Aveiro.

Bibliografia:

CMA (1996). Vasco Branco – Retrospectiva Cinematográfica. Aveiro: CMA. [Comemorações dos 100 anos de Cinema Português].

CMA (2001). Paredes Coloridas. Aveiro: CMA

CMA (1983). 100 anos de Artes Plásticas 1882 – 1982. Aveiro: CMA.

(elementos cedidos pela Câmara Municipal de Aveiro).

Fotógrafo:

José Menezes

Ano Registo Fotográfico: 2005