Voltar

BUSTO ENG.º MANUEL SIMÕES PONTES

Dados da Peça
Designação/Título: BUSTO ENG.º MANUEL SIMÕES PONTES
Autor:  Desconhecido
Morada:  Rua do Sobral, jardim do Centro Social de Requeixo
Freguesia: União de Freguesias de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz
Concelho:  Aveiro
Coordenadas GPS:  40.593384, -8.530591
Data de Inauguração:  15 de novembro de 1997. Homenagem póstuma
Promotor:  Comissão de agricultores de Requeixo
Materiais da Peça:  Busto: bronze; Pedestal: mármore
Dimensões/Medidas
Descrição/Tema:  Busto em bronze sob pedestal em mármore com as seguintes inscrições: “Homenagem à memória do Engº. Agrónomo/ João Manuel Simões Pontes/ 23/02/1915 – 12/08/1995/ < Não sabendo dizer não bebeu/ no cooperativismo o lema da/ sua vida. Dar-se aos outros sem/ receber nada em troca./ Homem de Fé viva na ânsia de/ uma vida com horizontes> / A comissão organizadora/ agradece aos que contribuíram/ para a realização/ desta obra/ Requeixo/ 15/11/1997"
Historial:

Manuel Simões Pontes nasceu em Valença em Fevereiro de 1915, tem vivido em Aveiro desde muito novo. Licenciou-se em Agronomia e desde aí começou a dedicar-se ao associativismo agrícola, tendo desempenhado funções na Direção dos Serviços Agrícolas.

Para além da sua atividade profissional, foi Provedor do Hospital de Aveiro, Vice-Governador Civil, Deputado Municipal, assumindo-se sempre como um grande defensor da sua região.

Como Presidente de Junta, promoveu a instalação de energia elétrica, criou novos caminhos, adquiriu um terreno onde construiu a sede da Junta de Freguesia e foi também o responsável pela construção e arborização do Parque da Pateira.

Em 1995, pouco antes de vir a falecer, a Câmara Municipal de Aveiro deliberou atribuir-lhe a medalha de Mérito Municipal.

Após o seu falecimento, a 12 de Agosto de 1995, uma comissão de agricultores de Requeixo prestou-lhe homenagem erigindo busto em bronze no exterior do Centro Social de Requeixo.

Bibliografia:

União de Freguesias de Requeixo, Nossa Senhora. de Fátima e Nariz

(Conteúdo e imagens cedidos pela Câmara Municipal de Aveiro)