Voltar

ALBERTO SOUTO

Dados da Peça
Designação/Título: ALBERTO SOUTO
Autor:  Desconhecido
Morada:

Parque de Santa Joana (Rua Doutor Nascimento Leitão )

Freguesia:  União de Freguesias da Glória e Santa Cruz
Concelho:  Aveiro
Coordenadas GPS:

40.639643, -8.651800

Data de Inauguração: 29 de Novembro de 1970
Promotor: Câmara Municipal de Aveiro e Clube dos Galitos
Materiais da Peça: Estátua: bronze; Plinto: calcário
Dimensões/Medidas
Descrição/Tema: Estátua de tamanho natural retrata o homenageado de pé, com um fato completo, segurando uma luva na mão esquerda. Encontra-se sobre um plinto cilíndrico, onde consta a seguinte inscrição “AO EGREGIO AVEIRENSE / ALBERTO SOUTO / 1888 – 1961”.
Historial: Alberto Augusto Simões Souto Ratola nasceu em Aveiro, no lugar do Bonsucesso, em 23 de Julho de 1888.Frequentou o Seminário de Coimbra, os liceus do Porto e de Aveiro, tendo ingressado, mais tarde, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Durante a frequência do curso de Direito, envolve-se na luta pelo republicanismo. Como membro do Partido Republicano, será eleito deputado por Aveiro na Assembleia Nacional Constituinte (1911-1915) e organizará o Congresso Republicano em Aveiro (1913). Para além da atividade política, a sua vida será dedicada à advocacia e aos estudos de Arqueologia, Geologia e História de Arte. Apontamento sobre a geografia da Beira LitoralAveiro e a sua Arte perante o Congresso Internacional de História de Arte ou Etnografia da região do Vouga (Beira-Litoral): sobre a criação de um Instituto de Estudos e de um Museu Etnográfico com sede em Aveiro são apenas alguns dos trabalhos por si realizados. Dirigiu o Museu de Aveiro, entre 1925 e 1958 e presidiu à Câmara Municipal de Aveiro no mandato que coincidiu com as comemorações do Milenário, daqui resultando um conjunto de publicações históricas que ainda hoje constituem obras de referência para a historiografia aveirense.
Bibliografia:

SOUTO; Luís, RATOLA, Alberto Simões Souto, Aveirenses Ilustres, Livro de Actas, junta de Freguesia de Vera Cruz, Aveiro, 2012, p. 9 e 12.

(Conteúdo cedido pela Câmara Municipal de Aveiro)

Fotógrafo: José Menezes
Ano Registo Fotográfico: 2005