Rota das Aldeias Históricas de Portugal

Grande Rota das Aldeias Histórias de Portugal

A Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal tem um traçado circular com cerca de 600km, divididos por 12 etapas que iniciam e terminam em cada uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal. As etapas percorrem caminhos ancestrais e são um convite à descoberta e exploração da história. A imersão nas belezas naturais, a descoberta das etapas e a riqueza do património são um convite irrecusável para momentos bem passados na GR22.

A Grande Rota de Portugal está num processo de Certificação Europeia “Leading Quality Trails – Best of Europe”, para integrar o grupo dos melhores destinos de caminhada na Europa.

Das muralhas de defesa militar, aos castelos e fortalezas, as Aldeias Históricas de Portugal vão voltar a ser conquistadas… Por si, a pé ou de bicicleta, na GR22!

Os Caminhos Históricos, também chamados de PR - Pequenas Rotas, são caminhos que foram marcados em cima de trilhos e levadas ancestrais, com um enorme interesse histórico e cultural, são caminhos circulares às aldeias, com distancias variáveis e relativamente curtas, ao alcance das famílias. Todos os PR estão devidamente sinalizados e homologados pela entidade nacional responsável - FCMP.

Através do Portal das Aldeias Históricas de Portugal, entrando em cada um dos percursos consegue obter todas as informações para individualmente ou em grupo, poder desfrutar de um verdadeiro programa ativo/natureza. Lá, consegue descarregar os tracks de gps, folheto informativo com todas as informações e sugestões sobre a aldeia – locais de interesse, onde comer ou dormir, o que visitar e ainda, informações sobre a Aldeia Histórica mais próxima.

Créditos de texto e imagem: AHP - Aldeias Históricas de Portugal.

Vídeo promocional do Evento The Catles Quest, edição de 2018

 

Vídeo promocional da GR22

Partilhar