Rede das Aldeias do Xisto

Rede das Aldeias do Xisto

A Rede das Aldeias do Xisto é constituída por 27 aldeias distribuídas pelo interior da Região Centro de Portugal.

Estes pequenos núcleos agregam o potencial regional reflectido na arquitetura, nas amenidades ambientais, na gastronomia e nas tradições, entre outros elementos culturais distintivos apresentados em produtos e serviços de excelência. A Rede das Aldeias do Xisto é um projeto de desenvolvimento sustentável, de âmbito regional, liderado pela ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, em parceria com 21 Municípios da Região Centro e com mais de 200 operadores privados.

Os objectivos das Aldeias do Xisto são a preservação e a promoção da paisagem cultural e natural do território, a valorização do património arquitectónico construído, a dinamização do tecido socioeconómico e a renovação das artes e ofícios. A missão das Aldeias do Xisto é procurar um futuro melhor para este território, usando a sua identidade cultural simultaneamente como matéria-prima e crivo, regendo-se por valores de sustentabilidade ambiental e social, e mobilizando para esse desígnio recursos e energias numa lógica de laboratório vivo onde se experimenta e realiza.

Trabalhar a partir dos valores ambientais, sociais, emocionais e simbólicos, sustentando-os em redes de construção e partilha de conhecimento, assume total centralidade na procura por novas formas de afirmar um destino de qualidade para viver e criar.

Este caminho tem sido trilhado a partir da reinvenção da cultura dos lugares, refletindo sobre eles à luz da contemporaneidade e recorrendo a um amplo quadro de relacionamentos entre as aldeias, os seus habitantes e os novos atores, criando uma dinâmica de construção do projeto baseada nos valores da responsabilidade e do saber fazer, saber estar e saber ser.

Créditos de texto e imagem: ADXTUR - Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.

Partilhar