Voltar

HOMENAGEM ÀS MÃES

Dados da Peça
Designação/Título: HOMENAGEM ÀS MÃES
Autor: António Saraiva
Morada: Av. Dr. Carlos Campos, Oliveira do Hospital
Freguesia: União de Freguesias de Oliveira do Hospital e São Paio de Gramaços
Concelho: Oliveira do Hospital
Coordenadas GPS:

40°21'43.2"N 7°51'42.6"W

Data de Inauguração: 02-05-2021
Promotor: Câmara Municipal de Oliveira do Hospital
Materiais da Peça: Aço cortene e latão
Dimensões/Medidas: 240 cm
Descrição/Tema:

Escultura de arte contemporânea, trabalhada numa peça única, representa uma “mãe com uma criança” entrelaçadas entre si, transmitindo a ligação subsistente entre mães e filhos. Encontra-se integrada na rotunda junto à Capela de Sant’Ana e é complementada por um poema dedicado à Mãe, da autoria de Viriato Gouveia, localizado no passeio fronteiro, inscrito num painel em metal, onde se lê “Só a ti, mãe, ninguém deu palmas / E tu também cantavas e sorrias / E tinhas o condão das boas almas, / Nas migalhas do pão que repartias. / Cantavas sim mãe… que lindos hinos / À vida, supremo bem, maior valor, / Oito vezes embalaste os teus meninos / Que o teu seio amamentou com tanto amor / Foste Mulher heroica, minha mãe, / Na dureza do tempo inclemente, / quantas vezes sofredora do desdém / E sempre a cantar alegremente. / Por isso, minha mãe, tu bem mereces / Que eu te cante, que eu te chore, que eu te lembre, / Se as palmas que te são devidas não recebes, / Tens o meu amor, mãe, amor de sempre.”

Historial: Obra encomendada ao arqt.º António Saraiva  pelo município de Oliveira do Hospital, para homenagear todas as mães do concelho. A produção e implantação da peça teve o custo de 50.000 euros, segundo notícia divulgada no “Campeão das Províncias” de 6 março de 2021.
Bibliografia: https://www.google.com/maps/@40.3619628,-7.8616447,87m/data=!3m1!1e3?entry=ttu [consult. 6-3-2024]; https://www.campeaoprovincias.pt/noticia/oliveira-do-hospital-assinala-dia-da-mae-com-monumento-evocativo-no-centro-da-cidade [consult. 6-3-2024]; https://www.folhadocentro.pt/oliveira-do-hospital-inaugura-monumento-a-mae-numa-cerimonia-carregada-de-emocoes/ [consult. 6-3-2024].
Ano Registo Fotográfico: Set. 2022 © 2024 Google