Voltar a Casa | Exposição de Eduarda Rosa

Voltar

Voltar a Casa

Exposição de Eduarda Rosa

8 de fevereiro | 16h00

 

Voltar a Casa é o título da exposição que Eduarda Rosa irá apresentar no Museu José Malhoa, em Caldas da Rainha, com inauguração marcada para sábado, dia 8 de fevereiro, pelas 16h00.

Esta exposição é constituída por um conjunto de trabalhos realizados entre 2016 e 2019, onde estarão presentes pinturas com simetrias radiais, colagens com padrões repetitivos que lembram azulejos e painéis de azulejos e peças de gesso que podem ser pensadas como tendo origem num desejo de volume resultante do contacto cedio com a cerâmica e a escultura.

Entre 2013 e 2015, Eduarda Rosa inspirou-se nos trabalhos de Lygia Pape "The book of time" and "Night and day", propondo-se a criar 365 formas, usando só linhas retas. Deu-lhes o nome de TransFormas porque resultaram da transformação de formas observadas. Iniciou depois o processo de criar o segundo conjunto de 365 Trans Formas, desta vez usando não só linhas retas, mas também linhas curvas e muitas com uma relação mais óbvia com os objetos que lhes deram origem.

As Trans Formas foram usadas como um sistema generativo, um vocabulário para produzir desenhos. Muitos dos trabalhos aqui presentes foram feitos a partir delas.

Nas suas colagens a artista utiliza geralmente livros velhos, do fim do século XIX ou da primeira metade do século XX, enciclopédias ilustradas, atlas, livros científicos, revistas, desenhos, gravuras ou fotografias e colecionando-as para posteriormente encontrarem o seu lugar num desenho. Destrói livros, alguns valiosos mas depois constrói, são para a artista dois momentos igualmente importantes do seu trabalho.

Eduarda Rosa diz: “Nesta minha actividade há também um aspecto lúdico, de fazer e de experimentar, de ironizar, de produzir, de decorar, de organizar. E todo o meu trabalho é organizado em torno de algumas ideias, que pelo seu despropósito e absurdo fazem que tudo seja um jogo. Gosto de organizar imagens e fotografias, dentro de formas ou em grelhas, às vezes por temas, outras vezes por associações intuitivas. Gosto de numerar a fim de dar uma ordem pseudocientífica.

Para conhecer um pouco mais do percurso e do  trabalho de Eduarda Rosa poderá ler o texto O Dia do Regresso, escrito por João B. Serra para a exposição e uma breve nota biográfica da artista.

Data: 08/02/2020 a 15/03/2020

Local: Museu José Malhoa | Caldas da Rainha

Publicação: 05-02-2020

Categorias

Partilhar

Notícias e Eventos

Em Destaque