Património Imaterial | Nova Consulta Pública: Canto a Vozes de Mulheres

Voltar

Património Imaterial | Nova Consulta Pública para inscrição da manifestação "Canto a Vozes de Mulheres" no Inventário Nacional do PCI


Foi publicado no Diário da República n.º 83/2023, Série II de 2023-04-28, página 82, o Anúncio n.º 86/2023 relativo à Consulta pública para efeitos de inscrição do «Canto a Vozes de Mulheres» no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

A fase de consulta pública tem a duração de 30 dias úteis.

Proponente da inscrição da manifestação: Associação de Canto a Vozes - Fala de Mulheres

O canto a vozes de mulheres é uma manifestação cultural que dá voz a mulheres em diferentes localidades rurais do centro e norte de Portugal há sucessivas gerações e pode também encontrar-se em comunidades e(ou) grupos geograficamente distantes, mas que de alguma forma tiveram, ao longo da sua história, contacto com essas práticas. São as mulheres que, em grupos só de mulheres ou mistos, cantam as vozes que formam a polifonia vocal, sendo por isso as detentoras do conhecimento diferenciador desta prática. Valorizam uma distribuição não equitativa das cantadeiras pelas vozes cantantes, numa relação que pode ir de 15 elementos na voz mais grave para um, dois ou três nas vozes mais agudas.

Consulte a ficha de inscrição da manifestação no inventário PCI aqui

 

Foto: Grupo de Cantadeiras de Terras de Arões

Data:

Local:

Publicação: 28-04-2023

Notícias e Eventos

Em Destaque