Voltar

Objeto do Mês | dezembro 2019

 

Júlio Goes (1909, Vila Nova de Ourém – 1989, Vila Franca de Xira)
“Onde tivetes tu pariga?!”
1964, assinado e datado no canto inferior direito
Aguarela sobre papel, dim. 50x65 cm
Oferta de Ana Ricardo da Silva Goes, 1991

 

Uma cena do dia-a-dia na Praia da Nazaré, tendo em destaque uma conversa entre duas mulheres em que, segundo o título conferido pelo pintor e usando uma expressão local, a mais velha questiona a jovem rapariga onde esteve, certamente atrasada para ajudar no trabalho.

Em segundo plano, dois pescadores observam as duas mulheres, enquanto outros pescadores e peixeiras estão envolvidos no seu trabalho quotidiano, estendendo e secando as redes, acartando água, amanhando o peixe, preparando as embarcações,…

Júlio José Pedro Goes foi um pintor nascido em Vila Nova de Ourém, mas instalou-se em Vila Franca de Xira, onde viveu a maior parte da sua vida e desenvolveu a sua atividade profissional.

Vinha com frequência à Nazaré, representando vários aspectos do quotidiano piscatório desenrolados no areal, sobretudo a desenho e esferográfica sobre papel, técnica que predomina no conjunto da sua obra. Esta aguarela, assim como outras obras a esferográfica e em barro, foram doadas ao Museu Dr. Joaquim Manso em 1991, por Ana Ricardo da Silva Goes, esposa do artista.

Júlio Goes era muito amigo do escritor Alves Redol, que elegeu a Nazaré como cenário do seu romance “Uma Fenda na Muralha” (1959). Era também fotógrafo de profissão e crítico tauromáquico.
O espólio do artista foi adquirido em 1993 pelo Museu Municipal de Vila Franca de Xira.

Para saber mais sobre esta pintura e outras de Júlio Goes, existentes no Museu Dr. Joaquim Manso consulta MatrizNet.

 

julio goes

Data: 01/12/2019 a 31/12/2019

Local: Museu Dr. Joaquim Manso | Nazaré

Publicação: 03-12-2019

Categorias

Partilhar

Notícias e Eventos

Em Destaque