Voltar

José Santa-Bárbara

A OBRA

“José Santa-Bárbara , A Obra” é o título da exposição individual que José Santa- Bárbara (Lisboa, 1936) irá realizar nas Caldas da Rainha, com inauguração marcada para sábado, dia 16 de março, pelas 16h00. Esta exposição é constituída por 55 pinturas e 12 painéis de azulejos que irão ocupar a Sala de Exposições Temporárias deste Museu.

José Santa-Bárbara“(…)Pinta para promover a comunicação entre as pessoas. Pinta para nos mostrar o mundo que olhamos e não vemos imediatamente, começamos a ver lendo os seus quadros, os seus desenhos, as suas gravuras. Mesmo quando pinta para ilustrar obras literárias, Memorial do Convento ou Curva da Estrada, não se limita a dar forma e cor a sucessos imaginados pelos escritores.(…)”(Manuel Augusto Araújo)

Com um percurso artístico de excelência, realizou inúmeras exposições e obras públicas em Portugal e no estrangeiro.

“(…)José Santa-Bárbara multiplicou a sua actividade por inúmeras áreas artísticas, pintura, escultura, design gráfico, design de equipamento sem nunca perder o norte, sejam as obras reprodutíveis ou não reprodutíveis tecnicamente, da essência da arte visual, da percepção física da imaginação, da criatividade que fazem da arte uma fonte de inspiração, mas também de emancipação.

Esta exposição é a afirmação da pintura-pintura. Pintura que dispensa legendas, dispensa textos e comentários. Arte que replica o esplendor das obras expostas neste Museu.(…)” (Manuel Augusto Araújo)

Esta exposição estará patente ao público até ao dia 19 de maio de 2019.

Data: 16/03/2019 a 19/05/2019

Local: Museu José Malhoa | Caldas da Rainha

Publicação: 14-03-2019

Categorias

Partilhar

Notícias e Eventos

Em Destaque