Voltar

“Inês de Castro, a rainha morta e outras personagens desencantadas” chega a Coimbra a 2 de outubro

A cerimónia de inauguração conta com a entrega do “Prémio Instituição” pela APOM à Direção Regional de Cultura do Centro

António Saint Silvestre expõe pela segunda vez em Portugal, a convite da Direção Regional de Cultura do Centro. A inauguração da exposição integra o programa da DRCC para as Jornadas Europeias do Património e tem lugar às 15h30, no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.

A obra do artista barroco e autodidata reflete uma síntese de “criatividade transbordante” numa conjugação vibrante de influências africanas e europeias. Em “Inês de Castro, a rainha morta e outras personagens desencantadas” o escultor cria um espetáculo onírico e mágico habitado por pequenas personagens que denunciam, com ares ingénuos e infantis, de forma séria e triste, as dores da Humanidade. 

“Inês de Castro, a rainha morta e outras personagens desencantadas” estará patente na sala de exposições temporárias do Centro Interpretativo do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha até 10 de janeiro de 2022. À Direção Regional de Cultura do Centro, António Saint Silvestre doará “Inês de Castro, a rainha morta”, a peça que dá nome a esta exposição. 

António Saint Silvestre nasceu em 1946, em Moçambique, tendo-se radicado em Paris desde 1973. A sua primeira exposição individual teve lugar em Paris, em 1987, tendo o autor iniciado a sua participação em exposições coletivas em 1983. Desde então, a sua obra tem sido exposta em diversas cidades da Europa, nos Estados Unidos da América, no Japão e na China. Na capital francesa, onde viveu cerca de 40 anos, contactou de perto com o mundo da arte onde, incentivado por amigos e admiradores, acaba por expor os seus primeiros trabalhos, que lhe dão ímpeto para a abertura de uma galeria de arte durante 25 anos, aqui expõe artistas dos movimentos marginais como a Arte Bruta, a Arte Singular ou a Nova Invenção. Mais tarde, António Saint Silvestre traz a sua coleção até Portugal, esta pode agora ser visitada pelo público no Centro de Arte Oliva, em São João da Madeira.

 

Data: 02/10/2021 a 10/01/2022

Local: Mosteiro de Santa Clara-a-Velha | Coimbra

Publicação: 24-09-2021

Partilhar

Notícias e Eventos

Em Destaque