FESTIVAL ALTITUDES 2019

Voltar

FESTIVAL ALTITUDES | Teatro do Montemuro

10 a 17 de agosto  

 

É a partilha que está na génese deste acontecimento anual, a partilha de projetos entre pares, a partilha de espetáculos com o público. O Festival Altitudes que começou em 1998 como uma troca de espetáculos entre duas ou três companhias, propõe hoje ao seu público espetáculos de teatro nacionais e internacionais, concertos, espetáculos de dança, residências, ateliês, exposições de artes plásticas, ciclos de cinema e conferências. Uma programação cada vez mais abrangente e a cada ano mais exigente, porque responde à exigência de um público regular, interessado, crítico.Os 50 habitantes permanentes da aldeia de Campo Benfeito não são suficientes para preencher os quase 200 lugares disponíveis durante o festival, contudo, a lotação esgota diariamente. “…São pessoas que vêm não se sabe de onde” confessou Fernando Tordo no concerto de encerramento da edição de 2018, surpreendido com a inusitada localização geográfica do festival, mas também com a quantidade de público que frequenta os espetáculos.O Festival Altitudes é mais um exemplo de dinamização da região e de descentralização das artes. O público que vem propositadamente de Lisboa, do Porto, de Viseu, Castro Daire, Lamego e de tantos outros locais, para assistirem às propostas artísticas, fica uma noite ou durante vários dias na região. 

O equilíbrio entre novas propostas e nomes amplamente reconhecidos, a qualidade inquestionável da programação e a inigualável situação geográfica fazem do Festival Altitudes uma referência na programação cultural e artística a nível nacional.

 

 

“O enquadramento é único. Ir ao teatro por estes dias, ver um espetáculo do Festival Altitudes é ir visitar uma paisagem portuguesa única. A experiência da imaginação cruza-se, entre o cenário natural e humano da aldeia de Campo Benfeito – pequena aldeia com 50 habitantes na serra do Montemuro, em plena Beira Alta – e as propostas artísticas, que introduzem uma interrupção da vivência contemporânea daquele património cultural e edificado.(…)”

Cláudia Galhós, Jornal Expresso, 11-08-2018

 

PROGRAMA

 

 

 

Data: 10/08/2019 a 17/08/2019

Local: Campo Benfeito Castro Daire

Publicação: 05-08-2019

Categorias

Partilhar

Notícias e Eventos

Em Destaque