Voltar

Diários de Pintura, ontem e amanhã

Exposição

Inauguração a 14 de maio | 16h00

Os alunos da Licenciatura em Artes Plásticas da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha criaram, no âmbito da Unidade Curricular de Atelier de Pintura 2018/19, um conjunto de “diários” onde experimentaram o livro como suporte para uma prática experimental de pintura. Nestes “diários”, estes artistas rasgam, pintam, queimam e descobrem novas formas, construindo percursos mais programados e conceptuais ou, noutros casos, mais livres e soltos.

No seu conjunto, estes trabalhos formam uma interessante abordagem ao suporte e sua relação com a prática pictórica; na sua particularidade, cada uma das peças constitui um espelho do processo criativo individual e é demonstrativa do potencial plástico deste exercício. 

Nesta exposição, onde o já existente e o presente coexistem, reside a importância de olhar a produção pictórica e escultórica do passado em diálogo com a produção contemporânea, naquilo que a caracteriza quanto aos seus processos inovadores, repensando a pintura, os seus suportes e a experiência de “leitura” das imagens como um permanente devir de sentidos.

E mesmo por isso, a partir de várias visitas ao espaço e às obras expostas do acervo do Museu, criámos um percurso para ver, pensar e fruir, folha a folha, o que os novos artistas criaram para mostrar em diálogo com a obra dos que os precederam, convidando o espectador a olhar crítica e ativamente para a produção contemporânea bem como para as obras da grande coleção que aqui se encontra.

Artistas:

Inês Simões, Leandro Gonçalves, Madalena Martins, Beatriz Roldão, Luba Olonkina, Leonor Neves, Ana Lúcia Jordão, Sofia Faria, Edgar Costa, Gonçalo Caetano, Mariana Marques, Cláudia Pedro Laura Lourenço e Sara Graça Santos.

Organização: Marta Soares (Prof. Responsável de Atelier de Pintura 2018/19, Esad.Cr) e Museu José Malhoa

Apoio à Organização: Catarina Gaivoto

Exposição patente de 14 de maio a 9 de junho de 2019

Data: 14/05/2019 a 09/06/2019

Local: Museu José Malhoa | Caldas da Rainha

Publicação: 14-05-2019

Categorias

Partilhar

Notícias e Eventos

Em Destaque