Exposição de pintura Arte com Café | Aquilino Ribeiro

Voltar

Conheça o trabalho do artista plástico Aquilino Ferreira e a sua pintura em tela com uma "tinta" muito especial: CAFÉ!

AQUILINO FERREIRA. Nasce no ano de 1955 no berço da Vieira, entre raios de sol e ventos fortes do mar, num país de navegadores e gente de bem - Portugal. Embora se tenha estendido além fronteiras, desbravando longos caminhos, cortando nas ondas dos mares qual caravela destemida, à procura de novos rumos, dando-se a conhecer por outras terras deste grandioso mundo pintado e colorido como uma aguarela. Mas acaba por regressar para ficar, pois é aqui o seu porto de abrigo. Se há pessoa que mais ame a sua terra, esse alguém é sem dúvida Aquilino. O artista recolhe das suas origens as bases da sua formação pessoal e artística, pois elas estão implícitas. É inato o seu Dom pela Arte. Da sua relação com o teatro, rádio e cinema ficam as regras da harmonia que predominam nas suas obras. Não é comum encontrarmos um artista plástico com as características de Aquilino. Ele é versátil em várias áreas dominando técnicas e desafiando fronteiras inalcançáveis. Dono de um currículo invejável iniciado em França nos anos 80. É aí que inicia a sua carreira artística expondo a sua arte num patamar já demasiado elevado. Quando foi convidado a realizar três painéis de azulejos para A Gare de Disney Land (Paris), onde de seguida realiza a sua primeiríssima exposição de arte. Expõe ainda no mesmo ano em Chambre Syndicale dês Céramiste et Atelier d’Art de France. Não antes de ter concluído Formação nas áreas da Pintura, da Cerâmica, da Gráfica, do Design e Publicidade.

É membro da L.A.F.M. Les Arts Français en Méditerranée (France)

Regressado ao seu país, começa a expor em Portugal, sendo galardoado com vários Prémios, os mais relevantes em 2014, o 2º Prémio - Medalha de Prata no 4º Salão Internacional de Arte Contemporânea, promovido pela AAAGP- Asociacion Arte Galego Portuguesa, no Centro de Artes da Figueira da Foz; e em 2015 – Medalha de Prata na Exposicion L'art Contemporain dans Le Carrousel du Louvre em Paris, promovido pela AAAGP em parceria com a ARTCOM - Noruega. É sócio da Arte Galego Portuguesa-Figueira da Foz e da Sociedade Nacional de Belas Artes – Lisboa.

Está representado em edifícios públicos, pracetas e em organismos oficiais: Presidência da República com Dr. Jorge Sampaio; Câmaras Municipais, Museus, Bibliotecas, Pracetas e Rotundas, essencialmente em Portugal e em França. Em França com especial relevo: Embaixada de Portugal. Museu de História de Nogent-sur-Marne. Câmara de Plaisyr. Gare TGV de Marne-La-Vallee. Câmara de Gournay-en-Bray e Câmara de Saint Brieuc.

Em Portugal, com mais destaque na sua terra natal:
2015 - Execução de uma escultura urbana sobre o tema Arte xávega, Rio Liz e os Transportes marítimo - Praia da Vieira.
2016 – Execução de uma escultura composta por duas mil “bolachas” metálicas, dando vida ao Soldado do Ultramar. “VIDA FRAGMENTADA” é o título da escultura que simboliza o soldado português com duas vidas num corpo só - repartido entre o Continente e o Ultramar. Com os pés assentes em terras de África mantinham o pensamento no seu país. Inaugurada a 25 de Abril na praceta dos Combatentes da Grande Guerra - Vieira de Leiria. Digno de relevo, dado o aparato que teve este evento, com mais de uma centena de pessoas das mais altas individualidades, a nível estatal, nacional.

Conceição Ruivo 

(Professora de Artes)

Data: 13/03/2019 a 14/04/2019

Local: Mosteiro de Santa Clara-a-Velha | Coimbra

Publicação: 14-03-2019

Partilhar

Notícias e Eventos

Em Destaque