Voltar

Corpo Vestigio – Susana Quevedo

Exposição

Esta exposição de Susana Quevedo contempla o desenho, a fotografia, o vídeo e a pintura, áreas que esta utiliza para explorar conceções como presença e ausência, fragmento e vestígio, desaparecimento e a destruição da imagem, memória e ruína. A necessidade de pensar estas temáticas advém de uma ligação íntima e pessoal com as mesmas, ligação essa mais presente no trabalho de fotografia que se foca no corpo e sua vulnerabilidade, no medo, no desaparecimento e na dissolução.

Das suas exposições mais recentes destacam-se Em Folha! (2018), no Centro Cultural de Cascais, Não tenhas pressa de gostar muito (2018), na Galeria Sete em Coimbra, Se uma estrela me falha, agarro numas nuvens (2017), na Casa Bernardo em Caldas da Rainha.

Nuno Faria[1], autor do texto da exposição diz (…) A fotografia começou por ser o duplo ausente da fotografia — quando os dispositivos de câmera obscura ajudavam os pintores a trazer a imagem para o campo da realidade — e hoje faz prova de corpo presente — constituiu-se como materialidade, como coisa física.

É esse labor da imagem e com a imagem, simultaneamente imaterial e matérico, que a artista desenvolve, tendo como pano de fundo a sua própria efígie. Revelar, enterrar, rasgar, acelerar o tempo de degradação da imagem — da imagem de si — parece-se com um acto mágico, uma espécie de exorcismo que pretende que o fim seja inverso aos meios: destruir a imagem para neutralizar a morte. (…)” Esta exposição vai estar patente ao público na sala dos retratos, do Museu José Malhoa até ao dia 31 de março.

 

[1] Nuno Faria, diretor artístico do CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães. Entre 1997-2003 e 2003-2009 trabalhou no Instituto de Arte Contemporânea e na Fundação Calouste Gulbenkian, respetivamente. Viveu e trabalhou no Algarve entre 2007 e 2012 onde, entre outros projetos, fundou (em Loulé, em 2009) o projecto Mobilehome – Escola de Arte Nómada, Experimental e Independente. É professor na ESAD – Escola de Artes e Design das Caldas da Rainha.

 

Data: 26/02/2019 a 31/03/2019

Local: Museu José Malhoa | Caldas da Rainha

Publicação: 14-03-2019

Categorias

Partilhar

Notícias e Eventos

Em Destaque