Voltar

Objeto do Mês | novembro 2020

 

Bandeira da Casa dos Pescadores da Nazaré
Seda, 96x100 cm
Doação de Delegação na Nazaré da Caixa de Previdência A. F. Prof. Pesca da Nazaré, 1990
Col. Museu Dr. Joaquim Manso inv. 1264 Etn.

 

Esta bandeira pertencia à Casa dos Pescadores da Nazaré, composta pelas cores locais amarelo e vermelho, envolvendo o brasão formado pelo escudo português ao centro de uma roda de leme e âncora.

As Casas dos Pescadores foram criadas em 1937, pela Lei n.º 1953, de 11 de março, no contexto do sistema corporativo do Estado Novo.

Eram organismos de cooperação social, constituídos por pescadores, empresas de pesca, armadores e proprietários de embarcações. Tinham como finalidades principais garantir a educação, a assistência e a previdência social dos profissionais de pesca das respectivas áreas geográficas onde se localizavam.

Entre 1938 e 1953, foram criadas 31 Casas dos Pescadores, cuja coordenação e fiscalização competia à Junta Central das Casas dos Pescadores (JCCP).

A Casa dos Pescadores da Nazaré recebeu alvará de criação em 1938. Em 21 de maio de 1941, era inaugurado o respectivo edifício sede na Av. Vieira de Guimarães, bem como o Bairro dos Pescadores, localizado a sul desta rua.

O edifício, construído de raiz, era composto por dois pisos, com capela (Capela de São Pedro), sala de sessões, gabinete médico, salas de aula para raparigas e rapazes, entre outros espaços administrativos.

Após a extinção da Casa dos Pescadores em 1976, a JCCP foi convertida na Caixa de Previdência e Abono de Família dos Profissionais de Pesca e as Casas dos Pescadores passaram a constituir delegações administrativas.

Desde 1983, é no edifício da Casa dos Pescadores da Nazaré que se encontram instalados os Paços do Concelho.

O Museu Dr. Joaquim Manso possui duas bandeiras da Casa dos Pescadores, doadas pela delegação da Nazaré da Caixa Previdência e Abono de Família dos Profissionais de Pesca, em 1990.

 

Mais informação sobre este Objeto e a exposição "75 Anos do Bairro dos Pescadores" (2016) em MatrizNet.

 

 bandeira casa dos pescadores nazare

Data: 01/11/2020 a 30/11/2020

Local: Museu Dr. Joaquim Manso | Nazaré

Publicação: 05-11-2020

Categorias

Partilhar

Notícias e Eventos

Em Destaque