Acreditação ERASMUS 2021-2027

Voltar

Acreditação Erasmus | 2021-2027
Nova oportunidade da Ação-Chave 1 (KA1)
Até 29 de outubro faça a acreditação da sua organização

O Programa Erasmus+ alterou o paradigma da educação e formação na Europa. O ensino no espaço europeu é hoje aberto à partilha e à colaboração entre as mais diversas instituições de ensino escolar, ensino e formação profissional, ensino superior e educação de adultos.

A Acreditação Erasmus, que decorre ainda em 2020, marca o início do novo Programa Erasmus 2021-2027 e apresenta-se por sua vez como uma mudança de paradigma para as Instituições, na qual uma competição anual se transforma numa participação contínua, com enfoque na qualidade dos projetos e numa abordagem estratégica para o desenvolvimento institucional.

Entre 2014 e 2020 foram realizadas milhares de mobilidades de aprendentes, de pessoal educativo, docente e não docente, em toda a Europa, para concretizar planos de estudos, de formação, atividades de jobshadowing ou missões de ensino ou de formação noutras instituições europeias ligadas ao ensino escolar, ao ensino e formação profissional ou à educação de adultos. Contudo, a possibilidade de participação esteve sempre dependente de uma candidatura anual, que limita os planos de internacionalização das instituições a um curto espaço temporal de um ou dois anos.

O novo Programa Erasmus 2021-2027 vem alargar a todos os setores e instituições a possibilidade de, através da Acreditação Erasmus, ser elaborado um plano de internacionalização de longo prazo, tal como já acontece no Ensino Superior – Carta Erasmus – ECHE (Erasmus Charter for Higher Education) e no Ensino e Formação Profissional - VET Mobility Charter

A acreditação proporciona a oportunidade de olhar para o futuro a longo prazo com a elaboração de um plano estratégico de desenvolvimento da instituição, ou seja, um Plano Erasmus, deixando de lado a perspetiva de curto prazo assente nos detalhes da gestão das atividades. 

Uma vez acreditadas, as instituições terão acesso facilitado ao financiamento Erasmus no âmbito da Ação-Chave 1 e poderão dedicar-se inteiramente à melhoria continua e à procura de atividades de valor acrescentado.

Para mais informações consulte o site da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação

Data: 29/10/2020

Local:

Publicação: 30-06-2020

Categorias

Partilhar

Notícias e Eventos

Em Destaque