Voltar

MONUMENTO AOS MORTOS DA PRIMEIRA GUERRA

Dados da Peça
Designação/Título: MONUMENTO AOS MORTOS DA PRIMEIRA GUERRA
Autor: Artur Gaspar dos Anjos Teixeira
Morada: Largo Mouzinho de Albuquerque
Freguesia: União das Freguesias de Viseu, Coração de Jesus, Santa Maria de Viseu e São José
Concelho: Viseu
Coordenadas GPS:

40.660956, -7.908247

Data de Inauguração: 1928
Promotor: Câmara Municipal de Viseu
Materiais da Peça: Granito e bronze
Dimensões/Medidas
Altura: 351cm
Outras Dimensões Importantes: Base: 165 cm x 190 cm; pedestal: 86 cm x 109 cm; estátua: 100cm x 75cm X 210cm.
Descrição/Tema: O Monumento aos soldados da Primeira Grande Guerra, pretende homenagear, os soldados que ali combateram. É constituído por uma estátua em bronze, naturalista, característica comum a grande parte da obra Anjos Teixeira (pai). O artista concede a esta figura uma grande carga dramática, retratando ao pormenor numa plasticidade de rigor, um soldado com indumentária da época, segurando a arma sem grande convicção na mão esquerda, de cabeça baixa, com uma expressão que transmite um sentimento de descrença e abandono.A estátua assenta num pedestal em granito com duas placas em mármore com inscrições em letras capitais do séc. XX: “AOS MORTOS / DA / GRANDE GUERRA / DO / CONCELHO DE VISEU” “A / CAMARA MUNICIPAL”.
Historial: Monumento mandado erigir pela Câmara Municipal de Viseu, com o intuito de homenagear os soldados do Concelho que combateram na primeira Grande Guerra (1914-1918), fazendo parte do Corpo Expedicionário Português de 1916 a 1919, integrado nas tropas.
Bibliografia: PIRES, Nuno Fernando, O Escultor Artur Gaspar dos Anjos Teixeira, Dissertação de Mestrado em História da Arte, Vol. I, Universidade Lusíada, Lisboa 1998- PEREIRA, José Fernandes, Dicionário de Escultura Portuguesa, Lisboa, 2005
Fotógrafo:  Alfredo Costa
Ano Registo Fotográfico: 2004