Voltar

CARTA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DA UNIÃO EUROPEIA

Dados da Peça
Designação/Título: CARTA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DA UNIÃO EUROPEIA
Autor: Margarida Cardoso
Morada: Junto à rotunda, onde convergem as ruas Tenente Valadim, Avenida Visconde de Tondela, no muro do jardim-de-infância da Misericórdia, Tondela
Freguesia: União de Freguesias de Tondela e Nandufe
Concelho: Tondela
Coordenadas GPS: 40°31'05.2"N 8°04'57.9"W
Data de Inauguração: 2004
Promotor: Câmara Municipal de Tondela, ACERT e Escola Secundária de Tondela
Materiais da Peça: Azulejos cerâmicos
Dimensões/Medidas 105cm X 740cm
Descrição/Tema: Amplo painel de disposição horizontal, de carácter figurativo, constituído por azulejos de 15x15cm. Representa a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia com os seis capítulos da carta “Dignidade, Liberdades, Igualdades, Solidariedade e Justiça”, repartidos e representados ao longo do painel. No canto inferior direito constam todos os intervenientes do projecto.
Historial: Projecto iniciado em 2003 por todo o país onde crianças decoravam azulejos com os artigos da carta dos direitos fundamentais da União Europeia. O projecto decorreu no âmbito da acção “Inscrever a Europa nos Muros das Cidades”. Um monumento de excelência à cidadania europeia. De sublinhar que este projecto foi desenvolvido em parceria com o Centro de Informação Europeia Jacques Delors e a Associação Inscrire.A artista Françoise Schein, que desde 1989, inscreve os Direitos Humanos nas cidades do mundo (ex: estação Parque do Metropolitano de Lisboa), convidou crianças e jovens à Pintura de Azulejos sobre o tema Os Direitos Fundamentais na União Europeia, através de ateliês itinerantes. Em Maio de 2003, o Centro de Informação Europeia Jacques Delors convidou a artista a trabalhar sobre a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia com jovens de diversas escolas de Lisboa, no quadro das celebrações do dia 9 de Maio, dia da Europa e do Programa Europa na Rua no Centro Cultural de Belém. Face ao sucesso deste trabalho, foi concebido, com o patrocínio da Comissão Nacional para a Década das Nações Unidas em Matéria de Direitos Humanos, um projecto de ateliê itinerante que tem por missão difundir a Carta dos Direitos Fundamentais da UE junto de um conjunto de localidades portuguesas, como foi Tondela.Encontra-se num local dedicado às crianças, onde de pequenas poderão aprender os valores da cidadania - no muro do jardim-de-infância da Misericórdia.
Bibliografia: Informações cedidas pela Câmara Municipal de Tondela; http://europa.eu/legislation_summaries/justice_freedom_security/combating_discrimination/l33501_pt.htm [conferido a 01-02-2011].
Fotógrafo:  José Alfredo
Ano Registo Fotográfico: 2005