Voltar

A PAZ E A CONCÓRDIA

Dados da Peça
Designação/Título: A PAZ E A CONCÓRDIA
Autor: Gustavo Bastos
Morada: Largo Prof. Doutor Anselmo Ferraz de Carvalho
Freguesia: União de Freguesias de Tondela e Nandufe, Tondela
Concelho: Tondela
Coordenadas GPS:

40°30'56.2"N 8°04'49.9"W

Data de Inauguração: 25/07/1971
Promotor: Ministério da Justiça
Materiais da Peça: Bronze e granito
Dimensões/Medidas Estátua: 300cm X 90cm X 80cm; Pedestal: 81cm X 130cm X 200cm
Descrição/Tema: Para a fachada do Tribunal de Tondela, Gustavo Bastos moldou as duas alegorias iconográficas da Justiça: a Paz e a Concórdia. A Paz é representada por uma figura feminina que sustenta uma placa com um ramo de oliveira estilizado, o qual significa o sentido de purificação, de vitória sobre o conflito. A Concórdia exibe uma placa representando duas figuras marchando lado a lado como amigas. Ambas as estátuas de arte contemporânea estão assentes no jardim fronteiro ao edifício do Tribunal da Comarca de Tondela, representadas sem venda nos olhos: a que se encontra do lado esquerdo do edifício é a representação da Paz no outro extremo do edifício, no lado direito, podemos observar a que representa a Concórdia.A produção escultórica do autor destas duas peças, Gustavo Bastos, está ligada a um figurativismo, de linhas sóbrias, marcada pela frontalidade e serenidade volumétrica. O escultor retrata a mulher com uma emotividade passiva, transbordante de sentimentos contidos.
Historial: No Palácio da Justiça de Tondela, cujo autor do projecto de arquitectura foi o Arquitecto António Madeira Portugal, encontra-se uma lápide inaugural, na qual consta o seguinte: ESTE EDIFICIO FOI INAUGURADO / EM 25 DE JULHO DE 1971 / POR SUA EXCELENCIA O MINISTRO DA JUSTIÇA / PROFESSOR DOUTOR / MÁRIO JÚLIO DE ALMEIDA COSTA.
Bibliografia: NUNES, António Manuel - Justiça e Arte: Tribunais Portugueses. Lisboa: Secretaria-Geral do Ministério da Justiça, 2003.NUNES, António Manuel - Espaços e Imagens da Justiça no Estado Novo. Templos da Justiça e Arte Judiciária. Coimbra, 2003.PEREIRA, José Fernandes - Dicionário de Escultura Portuguesa. Lisboa, 2005.
Fotógrafo:  José Alfredo
Ano Registo Fotográfico: 2005