Voltar

DUAS NASCENTES DE ÁGUA QUENTE DAS TERMAS DA VÁRZEA

Dados da Peça
Designação/Título: DUAS NASCENTES DE ÁGUA QUENTE DAS TERMAS DA VÁRZEA
Autor: Desconhecido
Morada: São Pedro do Sul, Várzea-1 e Balneário das Termas de São Pedro do Sul
Freguesia: União das Freguesias de S. Pedro do Sul, Várzea e Baiões
Concelho: São Pedro do Sul
Coordenadas GPS: 40.739354, -8.092728
Promotor: Câmara Municipal de São Pedro do Sul
Materiais da Peça: Granito
Descrição/Tema: Duas composições de perfil horizontal em granito, alusivas às nascentes de água quente de São Pedro do Sul, localizadas na Praça Rainha Dona Amélia com alguma distância entre elas. A primeira encontra-se próxima à entrada do edifício “Balneário Rainha Dª Amélia” tem planta circular é constituída por um pequeno espelho de água que emerge da nascente, centralizado por um elemento de dimensão proporcional em forma de taça com caneluras, a lembrar a textura de uma vieira. A segunda encontra-se num socalco mais elevado (próximo da fachada lateral direita do edifício) apresenta configuração quadrangular e escalonada, com espelhos de água encaixados entre si, centralizados por uma plataforma em granito polido que suporta uma peça escultórica oval em granito tosco.
Histórico:

“A área das Termas de São Pedro do Sul faz parte de um extenso maciço de granitos. A origem da água termal surge, segundo os geólogos especialistas, de uma grande falha tectónica ativa que se prolonga nesta região. (…). Emerge do interior da terra à superfície com uma temperatura natural de 68,7º C. (...). Pela sua composição única, tem reconhecidos efeitos terapêuticos aquando da sua utilização em programas de cura termal.” (https://termas-spsul.com/termas-s-pedro-do-sul/agua-mineral-natural/). 

Bibliografia:

https://termas-spsul.com/termas-s-pedro-do-sul/agua-mineral-natural/ [consult. 07-04-2021]; http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/69845 [consult. 07-04-2021];

 Fotógrafo: 

José Alfredo

Ano Registo Fotográfico: 2005