Voltar

MONUMENTO À BATALHA

Dados da Peça
Designação/Título: Monumento à Batalha
Autor: Raul Xavier (1894-1964)
Morada: Campo de São Jorge, próximo do Centro de Interpretação de Aljubarrota, Calvaria de Cima
Freguesia: Freguesia de Calvaria de Cima
Concelho: Porto de Mós
Coordenadas GPS: 39°38'21.7"N 8°50'34.9"W
Data de Inauguração: 1959
Promotor: Estado
Materiais da Peça: Pedra Calcária
Dimensões/Medidas 150cm x 1200cm x 30cm
Descrição/Tema: Baixo-Relevo monumental de inspiração clássica, marcada pela depuração formal. Corresponde a uma das obras mais emblemáticas do escultor Raul Xavier. Encontra-se antecedido de uma ampla plataforma com vários degraus como se de um pódio se tratasse, impondo-se ao espectador como um “friso” monumental concavo, figurando a batalha entre os dois exércitos português e castelhano, numa exaltação à vitória dos portugueses.
Historial: Monumento erigido em comemoração da Batalha de Aljubarrota travada em 14 de Agosto de 1385, entre o exército castelhano comandado pelo rei D. Juan I e o exército português (auxiliados pelas tropas inglesas e outros mercenários), comandado pelo rei D. João I. “Na sequência da sua estrondosa vitória, D. João I Consegue ocupar imediatamente Santarém, Leiria, Óbidos, Alenquer, Torres Vedras, Torres Novas, Sintra, Crato, Monforte, Vila Viçosa, Marvão e outros lugares!” (MONTEIRO, 1998). Esta batalha constitui um dos acontecimentos mais decisivos da história de Portugal permitindo a afirmação de Portugal como Reino Independente. Em termos militares traduz a inovação de uma táctica onde os homens apeados conseguem vencer a cavalaria, afigurando-se como um dos marcos mais representativos da evolução dos sistemas e dispositivos tácticos da guerra praticada no Ocidente europeu, nos finais da Idade Média.
Bibliografia: SERRÃO, Joel, Batalha de Aljubarrota in Dicionário de História de Portugal, vol. I, pg. 104, Porto 1985; MONTEIRO, Gouveia João, a Guerra em Portugal Nos Finais da Idade Média, Lisboa 1998; http://www.fundacao-aljubarrota.pt/?idl=1 [consult.30-10-2009]; Assembleia da República: http://www.parlamento.pt/VisitaVirtual/Paginas/BiogRaulXavier.aspx [consult. 30-10-2009].
Ano Registo Fotográfico: 2009 DRCC